Por Ana Luiza de Carvalho | As lojas físicas registraram alta de 10% no faturamento no mês de dezembro de 2023, quando comparado ao mesmo período de 2022. O fluxo de visitação, porém, caiu 2% no comparativo anual. Os dados, divulgados com exclusividade ao Valor, são da pesquisa Índices de Performance do Varejo (IPV), realizada pelo HiPartners Capital & Work em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
De acordo com a entidade, a região Norte registrou o pior desempenho em fluxo, com queda de 12% de visitantes no comparativo anual. Já o Sul foi o único a registrar alta, de 8%.
Os estabelecimentos de shopping viram o fluxo cair 1% no período, enquanto as vendas avançaram também 1% no mês de dezembro. Já as lojas de rua sofreram com fluxo 2% menor, com alta de 3% no faturamento em relação a dezembro de 2022.
Na semana que precede o Natal, o número de visitas avançou 36% em relação ao domingo anterior. Já na véspera do Natal de 2022, o crescimento foi superior, de 39%.
A SBVC destaca que, em todo o acumulado do ano passado, o fluxo de visitas a shoppings cresceu 9% em relação a 2022.
Tíquete médio
A alta das vendas, apesar do menor fluxo de visitantes, é explicada em parte pelo crescimento do tíquete médio gasto pelos consumidores. Em dezembro, os gastos avançaram 9%, sendo impulsionado em 10% por lojas de rua, enquanto as lojas de shopping registraram alta de 5% na média de valores.
O presidente do SBVC, Eduardo Terra, afirma que a perspectiva para o varejo se mantém “levemente positiva”, considerando fatores como queda de juros, recomposição de renda e a renegociação de dívidas.
Fonte: Valor Econômico