A Farmarcas acaba de atingir a marca de 800 unidades em todo Brasil, com a abertura de uma farmácia em Poços de Caldas, no último dia 21 de julho. Com esse esse número, a rede dá mais um importante passo para atingir um objetivo maior, que é alcançar o número de 1000 lojas em 2019, se posicionando definitivamente entre os maiores grupos farmacêuticos do país. Para ter ideia do rápido crescimento, só neste ano foram 104 lojas abertas. Outro importante dado é que a administradora de redes associativas foi criada apenas em 2012.
“A Farmarcas utiliza dois caminhos para seu crescimento: um é a abertura de lojas novas, o outro é a adesão ao modelo de lojas já existentes. Porém, nos dois casos somos muito rígidos na adequação das lojas aos nossos padrões, que vão desde a layoutização até a obrigatoriedade da utilização de ferramentas de gestão e fornecimento de informações”, explica o presidente da Farmarcas, Edison Tamascia.
Ele se refere ao fato de que não é qualquer loja que pode aderir ao modelo associativista praticado pela Farmarcas. “Muitas farmácias procuram a Farmarcas para começar a utilizar o modelo, mas poucas realmente se enquadram às exigências”, complementa.
Para Ângelo Vieira, diretor operacional, “por mais que a procura seja grande, não podemos abrir simplesmente nossa marca para adesão. Temos que ter certeza do comprometimento dos interessados, para que isso não prejudique nossa padronização de trabalho. Nossas bandeiras são nossos maiores patrimônios, por isso devem ser tratadas de forma adequada para o crescimento do modelo de negócio que criamos”, ressalta.
A Farmarcas é uma associação criada para administrar agrupamentos farmacêuticos e redes associativistas. O principal foco é a capacitação dos empresários e a excelência na gestão das lojas. Hoje, a empresa administra nove redes (Ultra Popular, Super Popular, Maxi Popular, Entrefarma, Farma100, AC Farma, MegaPharma, Bigfort e Maestra). “A Farmarcas é uma empresa que oferece orientação, apoio e prestação de serviços aos associados, para que cada farmácia atue com alta eficiência operacional e lucratividade no negócio de varejo farmacêutico. Isso faz com que nossos associados tenham grande satisfação e seja um dos fatores de nosso crescimento, abrindo fconstantemente novas unidades em todo país”, finaliza Paulo Costa, diretor geral da empresa.
Fonte: Newtrade