Por Gabriel Noronha | Um estudo da Radar Pesquisas, divulgado na Beauty Fair, revelou que o e-commerce de beleza ainda é a segunda opção das consumidoras brasileiras. O canal digital, tão fundamental em diversos outros segmentos, parece ainda não fazer parte da rotina dos clientes do setor de beleza e cosméticos. As informações são do portal Pequenas Empresas e Grande Negócios.
Segundo o levantamento, das 1.930 consumidoras entrevistadas em março de 2024, 71% delas ainda optam pelas lojas físicas. “A beleza é um segmento sensorial que precisa da experimentação, do toque, da textura e do cheiro. Isso você não consegue ter no digital”, afirma Cesar Tsukuda, diretor geral da Beauty Fair.
O executivo ainda reforçou que o digital é de extrema importância para o relacionamento entre a marca e os consumidores, além de fomentar o mercado de recompra de produtos. Ele confirmou, no entanto, que a relação entre o bem-estar e a experiência do consumidor impulsionam o varejo físico.
Falta de atendentes no e-commerce de beleza é outro motivo
Na mesma pesquisa, dados referentes aos hábitos das consumidoras durante as compras do setor também foram coletados. De acordo com o estudo, as perfumarias são o estabelecimento favorito das brasileiras nesse setor, com 85% delas preferindo recorrer a esses PDVs ao invés de farmácias e supermercados.
Os gastos também tendem a ser maiores nas farmácias, com 83% das pessoas comprando mais do que o esperado nesses estabelecimentos. Entre os motivos apontados as promoções (82%), a lembrança de outros produtos (61%), os lançamentos (50%) e as atendentes (35%) são os mais recorrentes.
O bate-papo com as funcionárias durante as compras também é uma das fontes de informação mais utilizadas pelas consumidoras, sendo o principal meio de conhecimento das novidades para 79% das clientes.
Fonte: Panorama Farmacêutico