Não é surpresa que empresas de tecnologia estão investindo na transformação digital, seja para sobreviver no mercado ou então por pressão dos clientes. Muitas delas, no entanto, têm dificuldade de deixar seus modelos de produtos para trás e concentrar-se nos resultados dos clientes. Essa é apenas uma das constatações de pesquisa publicada pela Forrester sobre o tema.
A transformação demanda nova abordagem. Ela exige verdadeira obsessão pelo cliente e uma perspectiva de fora para dentro. Nesse cenário, empresas de tecnologia precisam aprender a ver o negócio a partir do olhar do cliente; começando com os desejos dele, levando o aprendizado para dentro de casa e criando recursos digitais que permitam resultados satisfatórios.
Mas um problema comum em empresas de tecnologia é a estrutura de negócios. Construído em torno de produtos, a maioria das companhias reflete a força interna, limitando a capacidade de levar produtos específicos para o mercado.
Naturalmente, esse não é um problema único e exclusivo de empresas de tecnologia. Organizações de todos os setores se veem diante desse desafio. A situação fica mais evidente em tecnologia, pois essa indústria está no centro da transformação digital de muitas empresas, ajudando clientes a tirar proveito da tecnologia para mudar negócios. As verticais de mercado, no entanto, não podem esperar para descobrir como iniciar suas transformações.
Para ajudar companhias a pensar em uma forma de iniciar a transformação digital, sempre tendo como foco o cliente, Nigel Fenwick, vice-presidente e principal analista para CIOs da Forrester, listou cinco perguntas que devem ser respondidas e balizam estratégias do tipo. Confira abaixo:
1. Qual é o resultado que o nosso cliente deseja? (Lembre-se de que empresas não são clientes, as pessoas, sim).
2. Existe mais de um cliente do qual precisamos satisfazer?
3. Existem outros resultados igualmente valiosos?
4. Como o cliente atinge esse resultado hoje?
5. Como podemos conceber, de forma rentável, uma nova experiência para o cliente ajudando-os a alcançar o resultado que eles desejam?