A fabricante de cosméticos Avon divulgou um surpreendente prejuízo trimestral e queda de 16% em suas receitas com a demanda menor no Brasil e na China.
A Avon está tentando reverter o declínio de mais de quatro anos em suas vendas ao se desfazer de negócios não rentáveis, cortar empregos e realizar novos investimentos na cadeia de fornecimento.
No primeiro trimestre, as vendas da Avon em todos os seus mercados caíram. O maior deles, a América do Sul, recuou 28%.
As vendas no Brasil foram prejudicadas por impostos incidentes sobre os cosméticos no começo de 2015, o que tornou os produtos da Avon mais caros. Na China, as vendas foram impactadas pelo menor número de representantes vendendo seus produtos, disse a companhia.
A receita total da empresa caiu para US$ 1,31 bilhão. Em uma base cambial constante, a receita subiu 2%.
O prejuízo líquido atribuível à companhia aumentou para US$ 165,9 milhões, ou US$ 0,38 por ação, no primeiro trimestre. Um ano antes, a empresa havia registrado prejuízo de US$ 147,3 milhões, ou US$ 0,33 por ação.
Excluindo itens extraordinários, a Avon registrou prejuízo de US$ 0,07 por ação. Analistas esperavam, em média, lucro de US$ 0,02 por ação e receita de US$ 1,29 bilhão, de acordo com a Thomson Reuters.