A marca de moda online Dafiti observa o volume de vendedores em sua plataforma de marketplace crescer de 20% a 25% ao ano. Em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News, Gabriel Pintucci, Head de Marketplace do Dafiti Group, ressalta as vantagens que o modelo oferece aos sellers: “Eles podem usufruir de todo o serviço de tecnologia e marketing que as grandes empresas de varejo online oferecem. Isso acaba diminuindo os custos operacionais que uma marca pequena, média ou grande teria caso entrasse nesse mercado”. Para os consumidores, o benefício é o acesso a um maior sortimento de produtos e preços, explica Pintucci.
Crescimento do Modelo de Marketplace
Segundo o executivo, o segmento de varejo online registrou uma média de crescimento de 12% no primeiro semestre de 2018, em comparação ao mesmo período do ano passado. “O marketplace avança cerca de 60% ano contra ano, esse formato está cada vez mais forte dentro do comércio virtual”, ressalta Pintucci. Os fatores que contribuem para este cenário de desenvolvimento, de acordo com o head, estão atrelados ao crescimento do ticket médio e à ampla oferta de players que disponibilizam o serviço. “Há também o fato de as grandes marcas quererem participar mais do mercado online e verem o marketplace como uma boa porta de entrada.”
Modo de Operação da Dafiti
A logística e a entrega de produtos comercializados no marketplace da Dafiti ficam sob responsabilidade de cada lojista. Em relação à sincronização de estoque, Pintucci revela que “existem diversas ferramentas para o seller fazer a integração de produtos. O nosso sistema é aberto com uma API para que outros hubs, entregadores e plataformas sejam integrados conosco”. Para determinar quem pode fazer parte de seu serviço, a Dafiti realiza pesquisas relacionadas ao lojista e às amostras. “A equipe comercial também interage para conseguir trazer um sortimento alinhado à estratégia de produtos que temos para a empresa”, conclui o executivo.
Fonte: GiroNews