Uma pesquisa da Drift em parceria com a Survey Monkey mostrou que apenas 14% dos consumidores consideram preencher um formulário online um impeditivo para interagir com chatbots.
Embora o relatório mostre que os consumidores não estão interessados em formulários, 79% das empresas da Cloud 100 – lista da Forbes para companhias que desenvolvem soluções na nuvem – continuam usando formulários online.
A pesquisa foi realizada com mil consumidores norte-americanos e constatou que eles esperam respostas mais rápidas dos chatbots do que outras formas de comunicação.
Quarenta e dois por cento dos entrevistados esperavam respostas imediatas dos chatbots, enquanto 39% das videochamadas individuais e 11% dos formulários.
Primeiro o homem, depois a máquina
Embora os chatbots sejam preferíveis a outros métodos digitais de comunicação, os clientes preferem conversar com humanos, segundo o relatório.
Trinta e nove por cento dos entrevistados disseram que têm uma boa experiência de atendimento com uma plataforma de bate-papo online, enquanto 16% disseram o mesmo sobre chatbots, de acordo com o levantamento.
Os consumidores falaram sobre os motivos da preferência pela interação humana. Conveniência, facilidade de comunicação e boa experiência do cliente foram os fatores mais citados. A favor dos robôs está a facilidade de um serviço 24 horas.
Jovens conversam mais com robôs
A pesquisa da Drift e SurveyMonkey indica que os consumidores mais jovens estão mais dispostos a se envolver com a tecnologia. Segundo o relatório, 35% dos consumidores com idades entre 18 e 24 anos disseram ter conversado com chatbots em comparação a 27% dos consumidores entre 25 e 34 anos e 29% com idade entre 39 e 44.
Fonte: Novarejo