Estudo realizado pela SPC Brasil e pela CNDL também revelou que muitas pessoas estão procurando “bicos” para complementar a renda
O brasileiro está ajustando o orçamento à crise. Segundo pesquisa do SPC Brasil e da CNDL, 87% dos entrevistados estão dedicando mais tempo parapesquisar preços e 76,9% têm optado por produtos de marcas mais baratas. O estudo, realizado pelo SPC Brasil e pela CNDL, ainda revela que 44,3% dos entrevistados estão com as finanças descontroladas. A pesquisa foi realizada em todas as capitais e em cidades do interior e ouviu 602 pessoas.
De acordo com o levantamento, as restrições também incluem evitar a compra de calçados e roupas (80,5%), de produtos e serviços já utilizados (79,1%), deixar de viajar (75,5%) e de sair com os amigos (71,3%).
Gastos como com serviços como internet, celular e TV por assinatura foram alvos de cortes, mas em menor proporção que os demais. Para completar a lista, 25,9% dos entrevistados deixaram de ir à academia e 25,1% tiveram de abandonar cursos de idioma, escolas particulares ou faculdades.
Outro ponto levantado pela pesquisa destaca que 41,7% das pessoas empregadas também estão à procura de renda extra para complementar o salário. O percentual é mais expressivo entre os jovens de 18 a 34 anos (49,5%) e membros das classes C, D e E (47,0%). Entre os entrevistados que não estão trabalhando, o percentual de quem admite ter começado a fazer bicos é ainda maior e chega a 55% da amostra.