Elaborado pela Euromonitor, a pesquisa mostra que Atacadão saiu da 10ª posição em 2013 para a 6ª no ano passado
Ranking da consultoria Euromonitor com as maiores bandeiras do varejo brasileiro (e não empresas com todas as suas divisões consolidadas) aponta que as marcas de atacarejo estão ampliando sua participação no Brasil. OAtacadão, rede de atacarejo do Carrefour, passou de uma participação de mercado de 0,8% em 2013 para 1,1% no ano passado, subindo da décima posição no ranking geral do setor de varejo para o sexto lugar. No mesmo período, a rede atacadista Assaí, concorrente controlada pelo Grupo Pão de Açúcar, elevou sua fatia de 0,5% para 0,7% no mesmo período. Com isso, saiu da 21ª colocação para a 13ª.
O ranking se baseia nas vendas sem considerar os impostos. Já os cálculos feitos pela consultoria incluem todos os canais de varejo, como lojas físicas, internet, venda direta, televendas – caso existam para a marca – entre outros.
Com a bandeira Extra, também do GPA, que inclui supermer e hipermercados, a participação caiu de 1,7% para 1,5%. O concorrente Carrefour, também nesses dois segmentos, teve sua fatia ligeiramente ampliada de 1,7% para 1,8%.
Apesar do encolhimento recente das operações de Ponto Frio e Walmart, ambos não perderam participação, em 0,9% e 0,8%, respectivamente, em 2015. Mas perderam posições, com o Ponto Frio caindo da 7º para 9º e Walmart Supercenter, da 9º para 10º.