Por Redação – A sustentabilidade exerce uma influência cada vez maior na decisão de consumo. Os consumidores, especialmente da geração Z, estão buscando opções mais sustentáveis e conscientes, levando em consideração o impacto ambiental e a responsabilidade social. As marcas e organizações que adotam práticas sustentáveis e demonstram um compromisso genuíno com essas questões têm mais chances de atrair e fidelizar consumidores preocupados com o futuro do planeta.
Mas, para além de boa reputação e resultados em negócios, as organizações devem ter um compromisso ético com as comunidades onde atuam, a sociedade e o meio ambiente. Para o segmento de shopping centers, não é diferente.
Com inúmeras lojas e milhares de visitantes, os shoppings são grandes consumidores de recursos naturais, como energia e água, além de grandes geradores de resíduos. Ao mesmo tempo, quando atuam de maneira ambiental e socialmente responsáveis, são propulsores de conhecimento e boas práticas que impactam positivamente a sociedade e as comunidades do entorno.
No Mês do Meio Ambiente, a Aliansce Sonae + brMalls publica artigo no qual mostra como tem evoluído suas práticas de gestão ambiental, adotando soluções tecnológicas e ecoeficientes que contribuem para a redução do consumo de recursos naturais e o combate às mudanças climáticas.
Redução da pegada hídrica
A gestão sustentável da água é uma prioridade para a Aliansce Sonae + brMalls. A companhia implementou práticas de consumo consciente e adotou tecnologias que auxiliam na redução do consumo de água em seus shoppings, como sistemas de bombas automatizadas, torneiras arejadas e mictórios a seco.
Investimentos contínuos em projetos de reuso de água para irrigação, descargas e sistemas de refrigeração, além de fontes alternativas de captação também têm contribuído para minimizar o consumo de água das concessionárias e reduzir a demanda sobre os mananciais.
Gestão de resíduos e circularidade
Embora shoppings sejam grandes geradores de resíduos, o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos da Aliansce Sonae + brMalls garante a destinação correta e o máximo aproveitamento dos materiais, com metas ambiciosas de reciclagem em todos os seus shopping centers. Além da coleta seletiva, a empresa busca soluções que permitam a recuperação de materiais. Assim, evita-se o envio para aterros sanitários e a emissão de gases de efeito estufa, o que contribui para o combate às mudanças climáticas.
Um exemplo é o projeto Aterro Zero, que tem o objetivo de zerar o envio de resíduos aos aterros sanitários dos municípios onde os shoppings estão presentes, por meio da reciclagem dos resíduos secos; compostagem dos orgânicos, que são transformados em adubo para hortas e jardins e, por fim, o coprocessamento dos rejeitos, que são utilizado como combustível. Para isso, os gestores, lojistas e colaboradores seguem padrões de eficiência na coleta, segregação correta e tratamento dos resíduos.
Essas ações são complementadas pela adequação das instalações e infraestrutura, capacitação dos colaboradores e conscientização dos lojistas e clientes.
Descarbonização da matriz energética e energia renovável
Um dos desafios enfrentados pela companhia é a descarbonização de sua matriz energética e a neutralização das emissões de gases de efeito estufa em suas operações, com o objetivo de mitigar as mudanças climáticas.
Para enfrentar esse desafio, a companhia redesenhou sua matriz energética, contratando mais de dois terços de energia incentivada, em sua maioria provenientes de fontes solares, eólicas, pequenas hidrelétrias, etc. Além disso, em 2022, o Franca Shopping (SP), foi equipado com uma usina solar que gera energia renovável para abastecer 100% das áreas comuns do empreendimento. Essas iniciativas exemplificam o compromisso da empresa em adotar fontes limpas e sustentáveis de energia.
Na Aliansce Sonae + brMalls, acreditamos que é muito importante perceber as constantes mudanças que surgem nas cidades e nas necessidades dos consumidores, e se antecipar a elas com uma atitude social e ambientalmente responsável. Queremos garantir que nossos shoppings estejam preparados para se adaptar a essas mudanças, conservando o meio ambiente, para continuarmos a gerar valor agora e no futuro.
Fonte: Valor Econômico