O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira, 16, sem restrições, a compra de 49% do Banco Carrefour pelo Itaú Unibanco. A operação, feita em 2011, totalizou R$ 725 milhões.
No ato de concentração, o Itaú Unibanco fez a aquisição de 49% de participação acionária detida pelo Carrefour na BSF Holding S/A. Ainda havia um debate se a companhia deveria ser multada, já que, apesar de o acordo ter sido celebrado em abril de 2011, a notificação da operação ao Cade ocorreu fora do prazo legal, apenas em dezembro de 2015.
Antes da decisão, o próprio Itaú pediu o cálculo e fez um recolhimento ao Fundo de Direito Difusos no valor de R$ 1,9 milhão, por conta da intempestividade na notificação. Sendo assim, a discussão perdeu o objeto e houve aprovação da operação por unanimidade pelo colegiado.
O principal produto do Banco Carrefour é o cartão de crédito, seguido por seguros. Análise do Conselho concluiu ainda que a operação não acarretaria problemas concorrenciais no mercado, nem representaria acréscimo significativo de participação do Itaú no mercado de emissão de cartões de crédito.