O consumidor está animado para a Black Friday 2020: 73% dos entrevistados pretendem gastar mais do que a edição de 2019. O consumidor também admite se planejar para as promoções (95%) e declara que vai pesquisar produtos e preços (97%). Além disso, 70% dos consumidores pretendem aproveitar alguma oferta antes da data oficial da Black Friday.
Essas são algumas das descobertas do estudo “Black Friday no varejo brasileiro” – 3ª edição, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Offerwise, que faz uma radiografia dos principais hábitos de compra, intenção de compra e opiniões em relação à Black Friday.
Apesar da crise que o país vem enfrentando, o consumidor está animado e otimista para a Black Friday: 100% dos entrevistados pretendem se arriscar nas promoções esse ano e pretendem gastar em média R$ 1.728,12. Em 2019, a intenção de gasto médio (compras on e off-line) dos consumidores na data foi de R$ 1.333,28. A maioria das compras se destina a uso próprio e a preferência é por Eletrônicos, Vestuário e Eletrodomésticos.
Para Eduardo Terra, Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), temos uma Black Friday diferente. “O consumidor tem uma intenção bem maior de compra, e o varejo e a indústria convivem com dificuldades de abastecimento, além da complexidade que a pandemia traz nos dias de pico das promoções”, afirma.
O estudo mostra que 58% concordam que a Black Friday é uma data para encontrar produtos de coleções anteriores ou que estão fora de linha, porém 56% acreditam que irão encontrar oportunidades em lançamentos. A data está consolidada no país, e aos poucos os consumidores passam a ver vantagens de comprar (89%) na Black Friday, e acreditam (81%) nas promoções da data.
O canal online é a principal fonte de pesquisa de preços, sendo que 97% dos entrevistados irão pesquisar antes de realizar a compra na data, principalmente em sites de busca, sites de lojas próprias, e redes sociais. Assim como a busca por informações é online, o e-commerce (37%) se sobressai quando comparado com lojas físicas (18%) no processo da compra, porém a maioria utiliza os dois canais para fazer suas compras (44%).
O estudo entrevistou 601 consumidores em todo o país, e teve como objetivo quantificar aspectos relacionados aos hábitos de compra, intenção de compra e opiniões em relação a Black Friday, visando entender o impacto dessa data para o varejo brasileiro.
Confira a pesquisa completa em: https://sbvc.com.br/estudo-black-friday-sbvc-2020/
Fonte: Redação SBVC