O consumidor brasileiro está ficando mais exigente, à medida que adquire produtos de bens duráveis mais sofisticados, de acordo com estudo da GfK, empresa de pesquisa de comportamento de consumo.
Apesar de haver estabilidade ou mesmo queda nas vendas por unidade de diversos produtos, há crescimento por faturamento, o que mostra uma escolha por produtos com tíquete médio mais alto, com mais recursos. Essa tendência é confirmada pelo aumento da receita em 8% no primeiro semestre de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018. A previsão é que este ano acabe com alta de 5% em relação ao ano anterior.
O diretor da GfK, Rui Agapito, ressalta que, na telefonia por exemplo, o gasto médio de R$ 950 no primeiro quadrimestre de 2018 em smartphones subiu para mais de R$ 1.100 nos quatro primeiros meses deste anos. “Nossa análises constataram que as vendas de aparelhos com maior número de câmeras, telas maiores e mais tecnologia, e, portanto, preços mais altos, são as que mais crescem”, observa.
Na categoria de eletrônicos em geral, a participação de TVs é muito representativa. E os televisores com telas maiores e mais definição são os mais procurados pelos clientes, em comparação com os menores, chamados “de entrada” (até 32 polegadas).
Em informáticas, os notebooks ultrafinos e equipamentos premium ganharam destaque. “O setor de informática cresceu 1% de janeiro a abril de 2019, frente aos primeiros quatro meses do ano passado, confirmando que o consumidor brasileiro está, de fato, mais exigente e inclinado a adquirir produtos com mais qualidade, tecnologia e recursos”, afirma Agapito.
Já a categoria de linha branca, composta por eletrodomésticos como geladeiras, micro-ondas, lavadoras e secadoras de roupa, apresentaram crescimento de 12,7%. Este aumento também está relacionado a produtos mais premium, como refrigeradores com freezer na parte inferior ou duas portas, que evoluiu 53%.
Existe também, entre os consumidores, uma onda de itens mais gourmetizados. “Para confirmar essa tendência, na categoria de elegtroportáteis, a batedeira planetária e máquinas de café crescem muito acima da média, da mesma forma como, na linha branca, as máquinas de lavar mais sofisticadas, as lava e seca, também crescem acima da média”, conclui.
Fonte: Supervarejo