Por Renato Müller*
Um mundo de conhecimento resumido por Eduardo Terra e Alberto Serrentino em seis grandes insights para você levar para o Brasil e aplicar assim que chegar lá:
1 – O próximo capítulo da disrupção digital do varejo: o varejo precisa ser high tech. “Quem não tiver a tecnologia como protagonista não vai sobreviver às mudanças”, diz Terra.
2 – Personalização: estratégia e relacionamento com o cliente precisam refletir quem é o cliente e o que ele quer. Isso gera melhores resultados para o negócio.
3 – Tecnologias exponenciais: IA, robótica, visão computacional cloud e uso de dados mudam TUDO no varejo. “É hora de transformar o petróleo que são os dados em combustível para a empresa”, comenta Terra.
4 – O novo papel da loja: o PDV não existe isoladamente, e sim como parte de uma solução de engajamento com o cliente. “A discussão CAC x LTV, que é clara no e-commerce, precisa fazer parte do universo da loja física. Isso implica repensar métricas e modelos de remuneração”, diz Serrentino.
5 – Modelos de negócio em evolução: de varejo para plataforma, e dali para ecossistema. É evoluir para atuar em cooperação aberta, com forte estrutura tecnológica e análise de dados. Clientes e dados passam os principais ativos estratégicos.
6 – O papel da liderança: a transformação não acontece sem líderes que saibam guiar as pessoas e tenham conhecimento em tecnologia. Os líderes precisam reforçar a cultura, ter excelência da execução do negócio e ter visão digital. “Líderes analógicos não têm futuro”, completa.
Tecnologia sim, mas só quando importa
“É preciso aterrissar a tecnologia e utilizar aquilo que faz sentido para o cliente e para o negócio”. A frase final da apresentação de Grasiela Tesser, diretora executiva da NL, reflete uma visão bastante racional da tecnologia no varejo. Uma visão que a Expo da NRF deixou muito claro. “Mais que saltos exponenciais, estamos vendo o aprimoramento de tecnologias como data analytics, IA, machine learning, image learning e robôs”, diz. O importante é saber como usar essas tecnologias para aumentar a eficiência do seu negócio. “Se a gente sair daqui de Nova York e não implementar nada, como vamos inovar? É preciso começar. Então se preocupe em fazer algo logo, pois a concorrência está fazendo”, decreta.
As frases que marcaram o Seminário Internacional de Varejo 2020
“Não são empresas que fazem a disrupção, são pessoas que o fazem. Então faça a sua própria disrupção”
Vala Afshar, Chief Digital Evangelist da Salesforce
“99% dos 850 milhões de usuários de internet da China são mobile e 75% deles compram pelo celular. É o país mais conectado do mundo”
Wei Wei, fundadora da GSL Innovation
“O Retail as a Service é uma plataforma tecnológica que viabiliza a transformação do varejo”
Peter J. Thielen, presidente da Sunrise Technology / Kroger
“Dados tornam as pessoas mais inteligentes e, por causa deles, estamos à beira de uma incrível transformação no mundo dos negócios”
Avinash Kaushik, Digital Marketing Evangelist, Google
Imperdíveis do dia:
– Visitas técnicas: início às 8h30, com apresentação AWS no hotel.