Os negócios firmados em ambiente digitais entre empresas, ou Business-to-Business (B2B) devem movimentar R$ 2,04 trilhões em 2018, segundo estimativa divulgada ontem pela E-Consulting. Por meio do o índice Business-to-Business Online (B2BOL), a cifra é 12,5% maior que a verificada um ano antes (R$ 1,81 trilhão.)
De acordo com o CEO da E-Consulting, Daniel Domeneghetti, cerca de 88% de toda a movimentação em 2018 será feita em plataformas de marketplaces fechados, praticado entre a indústria e as suas cadeias produtivas e ecossistemas. A expectativa de vendas para esta modalidade é de R$ 1,58 trilhão, 14% a mais do que o R$ 1,39 trilhão conquistado em 2017. “A consolidação das transações por meio do modelo de marketplaces no Brasil será uma realidade neste ano devido aos intensos movimentos de migração digital e integração de supply chain realizados pelas empresas”, diz o CEO da E-Consulting, Daniel Domeneghetti.
Quem vai impulsionar essas compras na web, segundo a análise, serão os setores de commodities agrícolas e minerais (17,4%), de indústria de base e de capitais (13,13%), de governo e agências públicas (12,7%), de bens de consumo e varejo (12,2%) e de telecomunicações, TI e internet, entretenimento e mídia (9,3%).
Já as transações ocorridas em marketplaces independentes terão um incremento de R$ 560 bilhões neste ano.
Fonte: DCI