Em março houve aumento de 4,5 pontos percentuais no otimismo geral (ambiente econômico atual e futuro) de 36% dos empresários do setor supermercadista, em relação a fevereiro, conforme aponta Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/Apas). Já pessimismo e neutralidade caíram cerca de 2 p.p. cada no mesmo período.
Outro indicador que também demonstrou crescimento frente o PCS de fevereiro foi o otimismo futuro geral, que subiu de 41% para 47%. Ainda falando de futuro, a expectativa com as vendas nos supermercados também deu um salto significativo, passou de 44% para 57%.
“Este aumento do otimismo do setor supermercadista com o presente, mas, principalmente com o futuro está relacionado com números positivos das vendas no primeiro bimestre que deixaram esperançosos os empresários”, explicou o economista da Apas (Associação Paulista de Supermercados), Thiago Berka.
Empregos
As demissões no setor são naturais em janeiro e fevereiro e a partir de março iniciam as contratações, portanto, o fator emprego do supermercado saltou de 11% para 43%. “Isso que demonstra que deve iniciar um movimento de novas vagas formais a partir de agora”, avaliou Berka.
O momento político atual teve impacto direto na confiança do setor. Nos fatores de percepção atual dos governos federais e estaduais, o otimismo com a atual situação está em 14% e 29%, respectivamente, enquanto o otimismo futuro é de 21% e 36%, respectivamente. “O compasso de espera com as eleições é a tônica da baixa percepção de melhoria do quadro do estado brasileiro”.
Fonte: Supermercado Moderno