30 de Julho de 2015 08:48
A plataforma de comércio eletrônico Groupon identificou, em um levantamento feito no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México, mudanças consideráveis no comportamento do consumidor que compra pela internet entre 2010, ano que a empresa chegou ao Brasil, e atualmente. Foram entrevistadas mais de seis mil pessoas, entre os dias 8 e 14 de julho.
Preço e desconto são categorias que lideram como os itens mais importantes na hora de decidir pela compra online. Mais de 79% dos entrevistados dizem que fazem mais compras pela internet atualmente do que faziam em 2010. A facilidade (66%) foi citada como a grande vantagem das compras online, nos cinco países pesquisados. O baixo preço foi mencionado como o principal fator por 77% dos brasileiros.
A pesquisa também revelou que o Brasil é o país que tem maior índice de compras por dispositivos móveis, com 26%, quando a média apontada foi de 21%. Mesmo assim, o aparelho mais utilizado para fazer compras online ainda é o computador (79%). Quando perguntados sobre o que mais compram pela internet, a categoria preferida dos usuários é a de Comida e Bebida (56%) seguida por Produtos em geral (52%) e Passeios e Viagens (49%).
Em matéria de intimidade com a internet, 65% dos entrevistados descrevem-se como usuários médios, que fazem compras online e que gostam de navegar. Os chilenos são os mais propensos a se considerar experts e heavy users de internet (41%) no Brasil, 20% dos respondentes se definem dessa forma.
Meio e Mensagem on-line – SP