SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

Atirou no que viu, acertou no que não viu

Webmaster by Webmaster
2 de agosto de 2015
in Notícias
A A

Devolução de produtos pode ser forma de aumentar a lealdade dos clientes e os lucros
Pesquisas indicam que o varejo e a indústria gastam mais de US$ 100 bilhões por ano na logística reversa de produtos, o equivalente a cerca de 4% do faturamento. Um número que pode ser até conservador, já que parte dos produtos devolvidos pode voltar a ser vendida em outlets ou outros canais de vendas.
Ainda assim, políticas mais liberais de devolução de produtos podem valer a pena. Um estudo realizado pelos professores J. Andrew Petersen, da Universidade da Carolina do Norte, e V. Kumar, da Universidade do Estado da Georgia, nos Estados Unidos, mostra que ser leniente na política de devolução traz benefícios de curto e longo prazos para o varejo.
O estudo entrevistou 56 varejistas e verificou que menos da metade deles considera a logística reversa uma parte fundamental de sua mensagem de marketing, mesmo com índices de até 70% de devolução de produtos pelos clientes (no caso de uma varejista de vestuário por catálogo). A fase central do estudo entrevistou 26 mil clientes de um grande varejo que vende vestuário, calçados e acessórios on-line e por catálogo e que tem uma política de devolução generosa, devolvendo o dinheiro aos clientes sem questionar. Mesmo assim, a empresa baseia sua estratégia de marketing somente no comportamento de compras.
Os consumidores foram então divididos em cinco grupos e, ao longo de seis meses, os professores analisaram o número de emails e catálogos enviados a cada grupo, além de analisar o histórico de compras e devoluções de cada um deles. Três anos depois, foi avaliado o Customer Lifetime Value (CLV) de cada um deles, para verificar qual a contribuição de cada grupo para as vendas e resultados da empresa.
A conclusão é que os lucros aumentaram no curto e no longo prazo ao divulgar melhor uma política mais flexível de devolução de produtos, porque os consumidores passaram a comprar mais. Os lucros subiram mais de 45% por cliente, em média.

Revista No Varejo on-line – SP

28
Previous Post

No e-commerce, desconto prevalece

Next Post

A hora de separar, de vez, Sadia e Perdigão

Conteúdos Relacionados

Kopenhagen “ganha” um presente de Natal e acelera abertura de lojas
Notícias

Kopenhagen “ganha” um presente de Natal e acelera abertura de lojas

8 de dezembro de 2023
As estratégias da Vivara como a maior joalheria do país
Notícias

As estratégias da Vivara como a maior joalheria do país

8 de dezembro de 2023
Anacapri vira alavanca de vendas da Arezzo
Notícias

Anacapri vira alavanca de vendas da Arezzo

8 de dezembro de 2023
Next Post

A hora de separar, de vez, Sadia e Perdigão

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Kopenhagen “ganha” um presente de Natal e acelera abertura de lojas
  • As estratégias da Vivara como a maior joalheria do país
  • Anacapri vira alavanca de vendas da Arezzo

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Kopenhagen “ganha” um presente de Natal e acelera abertura de lojas
  • As estratégias da Vivara como a maior joalheria do país
  • Anacapri vira alavanca de vendas da Arezzo

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.