Por Soraia Alves | Em 2021, o Banco Carrefour, braço de serviços financeiros do Grupo Carrefour Brasil, procurava por novas soluções para o seu processo de cobrança de clientes inadimplentes no cartão de crédito, especialmente para aqueles que já estavam com suas faturas de negociações anteriores vencidas. A solução viria poucos meses depois por meio de um chatbot gamificado desenvolvido em parceria com a startup Acerto – e que, em um ano, conseguiu recuperar 12% a mais de crédito para a empresa.
Para Thomas Merodak, head of Customer Retention, Collection and Financial Products do Carrefour, usar a inteligência artificial no processo trouxe ganhos em escala, uma vez que a IA pode negociar com muitos clientes ao mesmo tempo. Outra vantagem da tecnologia é oferecer propostas personalizadas para cada perfil, dentro das condições preestabelecidas pelo cliente.
“Diferente do agente de cobrança humano que lida com diversos complicadores, como o tempo da ligação e o ‘inconveniente’ gerado por este tipo de contato, a IA tende a ter mais liberdade para oferecer o maior desconto, sempre buscando efetividade na negociação”, explica o executivo.
Fonte: Época Negócios