Por Redação | A arquitetura de lojas contemporâneas é influenciada por diversos fatores, como a evolução do varejo, as mudanças nas expectativas do consumidor e a ascensão do comércio eletrônico. Criar o espaço físico de uma marca é a chance de trazer uma experiência que passa os valores e a imagem que a marca deseja estar associada.
Uma das principais tendências na arquitetura de lojas contemporâneas é a integração do ambiente físico com o digital. Já existem lojas sem atendentes humanos e outras que investem em tecnologias como realidade aumentada e inteligência artificial para melhorar a experiência do consumidor. Com os espaços se tornando mais interativos e personalizados, o design é fundamental para atrair clientes. O minimalismo que mantém a loja mais aberta, pensá-la como um espaço de encontro que vai além do varejo, criar diferentes sensações através das cores e texturas materiais, e a iluminação como chamariz são algumas das estratégias vistas.
Os espaços comerciais tem se tornado mais flexíveis a fim de facilitar a adaptação às demandas em constante mudança e tendências do mercado. Assim, seus displays e elementos decorativos se tornam facilmente alteráveis. E, para evitar o desperdício de recursos, materiais naturais e sustentáveis são cada vez mais utilizados. À medida que a preocupação com o meio ambiente cresce, alguns arquitetos tem optado por materiais reciclados para criar um ambiente mais sustentável e atraente para os clientes. Abaixo, como inspiração, reunimos 10 exemplos de lojas contemporâneas brasileiras.
Flagship Zissou / Estudio Guto Requena
Loja Haight Clothing / AIA Estúdio + Raphael Tepedino
Dois Trópicos / MNMA studio
Loja Misci / Babbie Arquitetura e Interiores + Airon Martin
AMARO Guide Shop / SuperLimão
Floricultura Flowerbar / AR Arquitetos
Camper Together / Atelier Marko Brajovic
Loja Nova Despensa / Solo Arquitetos
Livraria Cultura / studio mk27
Loja Mula Preta / EMA – Escritório Metropolitano de Arquitetura
Fonte: Archdaily