Atacarejo Spani vai abrir mais oito lojas até o final do ano no Estado de São Paulo e a meta de faturamento em toda a rede é de R$ 4,5 bilhões
Por Redação
Grupo Zaragoza quer fechar o ano com o total de 45 lojas, oito unidades a mais em comparação a 2020 com investimentos de R$ 350 milhões. O crescimento da bandeira Spani Atacadista é o resultado de uma estratégia de expansão responsável e sustentável com investimentos bem calculados em estudos de mercado, logística, em capacitação de pessoal, de boas negociações com fornecedores, além do aproveitamento de possíveis oportunidades de negócios que possam surgir ao longo do ano, define o diretor-presidente do Grupo Zaragoza, Cléber Gomez.
Pelo Plano de Expansão, a previsão de faturamento do Atacarejo Spani para 2021 é de R$ 4,5 bilhões contra os R$ 3,3 bilhões realizados em 2020. Em relação à criação de vagas de trabalho, as novas lojas devem gerar mais de 1.800 empregos diretos e fazer com que o grupo passe a contar com mais de 7.000 colaboradores.
“Mesmo com as oscilações econômicas ao longo dos últimos anos e mais recentemente com o impacto da pandemia do Covid-19, mantivemos nossa meta de ampliar a presença do Spani Atacadista nas principais regiões do Estado de São Paulo. Logicamente que, além do que está planejado, existem ainda as oportunidades que o mercado oferece. Nestes dois casos, a nossa intenção é crescer, seja para cumprir o que está no nosso estudo de mercado ou, como já aconteceu, para avaliar e aproveitar as oportunidades que possam surgir”, disse Gomez.
São Carlos é uma das cidades que contará com uma unidade anuncia o Grupo. O prefeito local, Airton Garcia, aplaude a instalação: “com toda a crise financeira que enfrentamos, principalmente ao longo desse segundo de pandemia, com todo o impacto da Covid-19 nas finanças públicas e na iniciativa privada, receber um investimento desse porte, realmente é para comemorar”. Com um investimento de R$ 45 milhões, a nova unidade gerará cerca de 500 empregos diretos e indiretos.
Fundado em 2003, o Grupo Zaragoza optou por investir no Atacarejo, termo brasileiro que reúne as duas formas tradicionais de comércio – o atacado e o varejo, com os conceitos de self-service (autosserviço) e cash & carry (pague e leve).
Lojas modernas e abastecidas com várias opções de preços para produtos de qualidade, o Atacarejo ganhou a preferência do pequeno varejista e também do consumidor final. Atualmente, a carteira de clientes da bandeira do Spani Atacadista é composta por 60% de clientes Pessoa Física e 40% de Pessoa Jurídica.
Após os primeiros anos de atividade e a consolidação da marca e do modelo de negócio nas regiões do Vale do Paraíba, Sul Fluminense, Bragantina e Alto Tietê, o Grupo, a partir de 2017, iniciou a expansão para a Capital, Grande São Paulo e o restante do interior do Estado e São Paulo.
A mais recente ampliação da rede ocorreu em 2020 quando, mesmo com o impacto da pandemia, o Grupo manteve o ritmo planejado e, com um investimento de R$ 210 milhões, inaugurou seis novas lojas nas cidades de Boituva, Cajamar, Itapetininga, São João da Boa Vista, Tatuí e no bairro de Parelheiros, na capital paulista. O resultado deste investimento, fez com que o Grupo encerrasse o ano de 2020 com 37 unidades em operação e registrasse um faturamento de R$ 3,3 bilhões.
De acordo com o ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), o Spani Atacadista é a rede que mais cresce no Brasil e está entre as 15 maiores empresas do segmento de Atacarejo do país.
Fonte: Super Hiper