Empresa compra franquias Cuor di Crema e Boulangerie Carioca e avança para criar um grupo estruturado de franquias de alimentação
Por Paulo Gratão
O máster-franqueado da Johnny Rockets no Brasil, Antônio Augusto de Souza, acaba de comprar mais duas redes de franquia de alimentação, a gelateria Cuor di Crema, que tem 21 unidades, e a Boulangerie Carioca, com quatro franquias. As três redes agora fazem parte do grupo recém-criado Antaris Franchising, e o empreendedor já está de olho em negócios de outros nichos, como pizzarias, cafés e também mais uma hamburgueria para complementar o portfólio. O valor da transação não foi divulgado. A informação foi revelada com exclusividade a PEGN.
Souza deve iniciar a seleção de candidatos a franquia para as novas marcas neste mês e o plano é retomar a expansão em agosto. Agora, ele está concentrado no crescimento do Johnny Rockets. No ano passado, a rede faturou R$ 101 milhões, sendo R$ 75 milhões sobre a mesma base de lojas – para este ano, o plano é chegar a R$ 120 milhões.
Há cerca de um ano, a rede tem testado novos modelos de negócios em lojas Box e Contêiner em São Paulo, dentro do conceito de To Go e Delivery, sob o nome de Johnny Go, e já tem previsão de abertura de mais duas lojas próprias.
A ideia é levar os modelos para pontos como strip malls (galerias), prédios comerciais, estacionamentos e postos de gasolina, que comportem lojas de até 35 metros quadrados, no caso de Box. O Contêiner é modular, e pode ter entre 15 e 30 metros quadrados. O projeto de expansão prevê unidades em cidades entre 180 mil e 250 mil habitantes, a princípio no Estado de São Paulo. Souza adianta que já tem cerca de 45 municípios mapeados e espera chegar a 10 inaugurações do novo modelo até o final do ano. “O candidato a franqueado precisa ter conhecimento e experiência com varejo. De preferência, que conheça bem a sua cidade”, explica.
O investimento inicial é de R$ 160 mil para o Box ou de R$ 180 mil para o Contêiner. Os valores já incluem taxa de franquia e capital de giro. A rentabilidade é estimada entre 13% e 17%. Para efeito de comparação, o investimento em uma loja de shopping do Johnny Rockets pode superar R$ 650 mil.
A estratégia de expansão é levar as novas unidades tanto para cidades onde já existem outras unidades do Johnny Rockets, como para praças que ainda não tem restaurantes – nesses casos, em cidades com no máximo 250 mil habitantes. Com isso, Souza pretende testar o mercado e a adaptabilidade para receber uma unidade completa.
A máster-franquia brasileira está a poucas lojas de se tornar a maior do mundo. Hoje, são 32 unidades em funcionamento em solo nacional e novas devem ser abertas em breve em cidades como Gramado (RS), que receberá uma flagship, e a primeira da rede em Manaus (AM).
Agora, com o grupo Antaris, o objetivo é acelerar a expansão das marcas juntas. Os franqueados terão a opção de abrir unidades das novas franquias para complementar o negócio e também há um plano de se criar lojas híbridas em 2022. “O que queremos fazer é ser uma empresa facilitadora de negócios para dentro do nosso grupo. É um desejo e uma característica nossa incentivar que os franqueados venham a ter outras marcas do grupo.”
O ano passado foi de mudanças intensas para a marca Johnny Rockets. Enquanto a matriz, nos EUA, trocou de comando, passando a ser administrada pelo grupo FAT Brands, por aqui, a máster-franquia foi a primeira em todo o mundo a inaugurar uma loja Lab, em São Paulo, com espaços para entretenimento e drinks. Souza diz que, entre fechamentos e aberturas, por conta das restrições impostas pela pandemia, o ponto tem ido bem. “Ainda não conseguimos fazer a festa de inauguração, e nem é o momento.”
Fonte: PEGN