Fundada em 2012, a Netfarma vem se consolidando como o maior e-commerce brasileiro de medicamentos e cosméticos. Hoje, com cerca de 12 mil itens ativos em seu portfólio, a empresa quer se tornar referência no setor, principalmente por meio das inovações tecnológicas para aprimorar a experiência do consumidor. Em 2018, espera aumentar as receitas em 60%, com o investimento de R$ 20 milhões nas áreas comercial e de marketing.
“Uma das inovações que será implantada em junho é a ferramenta Dinamic Price, que detecta as oscilações de preço dos produtos praticados no mercado e toma a decisão de baixar o valor no portal”, ressalta Homero Romão Filho, chief technology officer (CTO) da empresa. Segundo o executivo, o algoritmo também fornece estimativas e parâmetros de aumento nas vendas.
Outra novidade que será lançada na segunda quinzena de junho é a ampliação do serviço de assinatura para compras recorrentes, que já existe para produtos de beleza. “Passaremos agora a focar em clientes com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, garantindo o preço do medicamento praticado por um ano”, explica Romão Filho. Para manter a fidelização, a empresa investe em campanhas de SMS, que apresentam uma taxa de abertura de 98%, com retorno de vendas que ultrapassam 100%.
Com um perfil de consumidor composto por mulheres de 25 a 35 anos, da classe A, a Netfarma contabiliza 70% das vendas em produtos de saúde, higiene e beleza e 30% na área farmacêutica. Para esse perfil de cliente foi criada a Vitrine Personalizada, que, por meio de informações de business intelligence, aponta quais os produtos o consumidor teria a tendência de pesquisar.
A Netfarma conta com 100 profissionais e um centro de distribuição de 6,1 mil m² em Carapicuíba (Grande São Paulo). A empresa garante prazo de entrega de até quatro dias em todo o território nacional, e no mesmo dia na região metropolitana de São Paulo.
Fonte: Panorama Farmacêutico