O Eataly que tem apenas 32 lojas em todo o mundo já é considerada uma loja conceito de referência no mercado. Para Oscar, o sucesso do Eataly está baseado, principalmente por conta do Eataly não ser uma cadeia e sim uma empresa que se considera uma família. “Respeito as empresas que são uma cadeia como MacDonald’s ou Starbucks, mas não gosto da ideia de ter os mesmos preços, mesmo padrão de loja, etc. Somos uma família e temos personalidades diferentes em cada loja”, descreve Oscar.
O empresário conta que começou o Eataly a partir do conceito de um pêssego, no qual, a semente/ caroço são as metas (“aquilo que está no seu coração”), a polpa são as experiências que o seu negócio gera nas pessoas (clientes, funcionários e fornecedores) e a casca são as ações de marketing que atraem as pessoas. No Eataly, Oscar diz que trabalha com 4 metas, que são:
1º Criar/gerar trabalho para pessoas;
2º Mais terra para as pessoas;
3º Narrar/contar a biodiversidade da Itália;
4º Mais comida de qualidade para as pessoas.
“Se eu pudesse resumir em uma palavra seria: pessoas”. As metas foram definidas em 2005, quando Oscar conta que ficou fechado em uma sala com seu colega quando desenhou todas as experiências que gostaria de oferecer aos seus clientes através do Eataly.
Para finalizar Oscar disse que o segredo do sucesso de uma empresa é a humildade de mudar e copiar os outros. “Empresas que não mudam, morrem”, disse. “Aqueles que entendem em que posição da curva estão e conseguem antecipar essas mudanças são aqueles que realmente conseguem se sobressair”, completou.