Jeronimo Santos, diretor de Varejo da Ipiranga, fala sobre como é possível crescer na crise
Quem nunca fez a brincadeira: “Passa lá no Posto Ipiranga?”. Pois é, a estratégia de marketing da empresa foi tão forte que está na cabeça dos brasileiros. Mas não foi apenas isso que fez a companhia crescer – e continuar crescendo – mesmo diante de um dos momentos mais instáveis do País. A aposta para sair da crise e conquistar o consumidor é na conveniência, diversificação e na ideia de que ir ao Posto Ipiranga é resolver a vida. “Lançamos iniciativas que materializam o Posto Completo, conceito que orienta todas as ações da companhia e busca suprir as diversas demandas diárias do cliente em um só lugar”, afirma Jeronimo Santos, diretor de Varejo da Ipiranga. O executivo tem presença confirmada no BR Week 2016, o mais completo congresso de varejo do País, que acontecerá em junho, em São Paulo.
Em entrevista, o executivo fala da estratégia da Ipiranga, sobre a importância da fidelização dos consumidores e sobre as estratégias para continuar crescendo. “Continuaremos lançando soluções integradas, do ponto físico ao digital, proporcionando uma experiência diferenciada aos clientes e nos tornando, cada vez mais, um Posto Completo Digital”, diz. Confira a conversa!
É possível obter resultados em meio à crise econômica? Como?
Sim, é possível. O ambiente de negócios segue desafiador, em qualquer setor, e em um momento como este mais do que nunca é preciso inovar. Acreditamos que a busca constante por inovação e o compromisso de se antecipar às tendências do mercado tem impulsionado aos resultados positivos da empresa.
Por isso, a nossa estratégia é baseada na inovação e na diversificação de produtos e serviços. Lançamos iniciativas que materializam o Posto Completo, conceito que orienta todas as ações da companhia e busca suprir as diversas demandas diárias do cliente em um só lugar. A consistência da nossa estratégia e a resiliência de segui-la como o caminho para a diferenciação no mercado são pontos fundamentais para que tenhamos o sucesso almejado.
Mesmo diante de um cenário de crise econômica, a companhia segue investindo na expansão de sua rede, hoje com 7.230 postos, e lançando novos produtos com foco no conceito de “Posto Completo” e cada vez mais digital. Os postos Ipiranga são espaços multifuncionais, que se renovam, surpreendem e se adaptam às novas necessidades dos consumidores, gerando maior atratividade e, consequentemente, maior fidelidade do cliente.
Quais estratégias da Ipiranga para continuar tendo resultados mesmo agora?
O conceito do Posto Completo é o nosso grande diferencial. Ele tem como objetivo levar maior comodidade, rapidez e conforto aos nossos clientes, por meio de diversos produtos e serviços oferecidos para suprir as demandas diárias em um só lugar. Ações simples, inovadoras e que facilitam o dia a dia, sempre com foco no relacionamento contínuo e na qualidade do atendimento ao cliente. Com uma retaguarda ampliada e os serviços e a conveniência do posto físico já consolidados, seguimos, cada vez mais, para o ambiente digital, criando conexão ainda maior nas relações. Queremos estar presentes em todos os momentos. Para isso, há algum tempo temos acompanhado o movimento da integração do espaço físico com o virtual. Este é o caminho natural e, portanto, estamos, rapidamente, nos posicionando como o Posto Completo e também Digital, com diversas ações que tornam o nosso posto acessível não só na rede física, mas também a alguns cliques dos nossos clientes.
Quais são as expectativas da marca para o biênio 2016/2017?
Diante do cenário econômico atual no Brasil, tivemos uma retração do nosso setor e com isso o mercado ficou ainda mais competitivo. Porém, mesmo em momentos como este, acreditamos no País e investimos esforços para crescer junto com ele. Além de termos uma proposta de valor consistente e diferenciada, uma rede estruturada com equipes treinadas para melhor atender aos consumidores, ampliamos a nossa estrutura comercial para estarmos ainda mais próximos e continuamos as expansões da rede e das franquias am/pm e Jet Oil.
A nossa estratégia permanece a mesma, assim como a busca por se tornar presente no dia a dia dos consumidores, em todos os seus pontos de contato. A marca também está sempre se renovando nas comunicações e nas interações, com o intuito de engajar o público em geral, assim como o jovem que também é um grande formador de opinião. Neste sentido, continuaremos lançando soluções integradas, do ponto físico ao digital, proporcionando uma experiência diferenciada aos clientes e nos tornando, cada vez mais, um Posto Completo Digital.
Como lidar com um consumidor que está com bolso mais apertado?
A crise muda o comportamento das pessoas que passam a consumir menos, por um lado, mas também de maneira mais consciente, por outro. O consumidor leva em consideração o que, de fato, é necessário para suprir a sua real demanda. Com a retração no nosso setor, as pessoas estão, na medida do possível, consumindo o combustível de forma mais refreada. Em contrapartida ao combustível que, de certo modo, é possível diminuir nas despesas, a alimentação continua sendo uma necessidade e um ponto que percebe-se menor queda.
Neste sentido, a conveniência é uma oportunidade. As nossas lojas am/pm, especialmente as que possuem padaria, atendem as necessidades dos consumidores que procuram lugares mais acessíveis que os restaurantes, com a comodidade de realizar uma refeição de forma rápida e saborosa. Temos tido resultados muito positivos. Atualmente, a am/pm é a maior rede de lojas de conveniência do Brasil, com 1.910 unidades, sendo 521 padarias, e que vem crescendo em ritmo acima do mercado.
A am/pm é um exemplo, mas acreditamos que uma marca é forte quando atinge relevância expressiva junto aos consumidores. Por isso, buscamos diariamente encantar o nosso cliente, em diferentes frentes, transformando cada vez mais nossos ambientes em espaços multifuncionais com experiências agradáveis para que ele, mesmo em tempos moderados, tenha o posto Ipiranga como um lugar completo que deseje se relacionar.