06/01/2016
Com lucros abaixo do esperado durante 2015, varejo aposta em promoções, brindes e prazos de pagamento esticados para aumentar as vendas em 2016
Depois de um 2015 em que a sombra da recessão econômica não abandonou as prateleiras de lojas e varejos em todo o Brasil, a grande aposta para o primeiro mês de 2016 são as queimas de estoque e promoções de início de ano para eliminar o mostruário e equilibrar a balança financeira.
Na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville, a definição para este ano é de que nenhuma ação conjunta, coordenada pela câmara, será realizada entre os lojistas, mas cada um deles é livre para praticar a margem de descontos que achar justa para o período.
Segundo Luiz Kunde, presidente da CDL, o comércio vai usar o período de pós-festas para atrair mais consumidores com produtos de qualidade e preços interessantes.
Em geral, os descontos não são tão grandes, variam entre 10% e 15%, mas o percentual já é o bastante para atrair o consumidor que está em busca do melhor preço explica Kunde.
Os shoppings Mueller e Garten também devem acompanhar o início da temporada de descontos e já estão planejando as campanhas de promoções. Isso porque as grandes liquidações aumentam os fluxos de visitantes nas unidades em até 25%.
No varejo de rua, as apostas ficam por conta do prazo estendido para pagamento, descontos e sorteios de brindes. Na rede de lojas Koerich, por exemplo, o cliente pode optar por começar a pagar as parcelas somente após a Páscoa. Nas unidades do Magazine Luiza, serão praticados descontos de até 70% nas primeiras semanas do ano. Na Havan, a estratégia foi prolongar o prazo para pagar em 2016, com parcelamento em até dez vezes sem entrada e sem juros.
A Notícia (Joinville) – SC