Por Redação SM – 05/01/2016
Pesquisa da Netpoints, que avaliou 12 redes e mais de 14 milhões de clientes, aponta queda nas vendas da maior parte das categorias
Uma pesquisa realizada pela Netpoints com 12 redes supermercadistas aponta uma sensível mudança no impacto de compras dos consumidores. A análise mostrou que os clientes passaram a optar por produtos mais baratos. Na troca de itens, as carnes suínas e frios embalados tiveram maior aumento de consumo em 2015.
Leite e demais bebidas, assim como a categoria de produtos de utilidade para o lar, foram as que mais perderam participação nos supermercados pesquisados.
Das 39 categorias analisadas nos supermercados, que representam 85% do faturamento dos estabelecimentos, 18 apresentam queda. Apenas 4 grupos não tiveram alteração no período: café, bomboniere, tabaco e requeijão/manteiga.
Entre as categorias que tiveram aumento de frequência e ticket médio estão: carnes suínas, raízes e tubérculos, papel descartável, condimentos, caldos, limpeza e pratos prontos.
A pesquisa verificou um aumento de consumo de 50% na categoria carnes suínas e 36% na categoria de frios. Refrigerantes (-9%), demais bebidas como cervejas (-13%), sucos, isotônicos e chás (-10%) perderam participação nas compras dos clientes.
As categorias hortifrúti/verduras e raízes/tubérculos tiveram aumento de participação de 15% e 14% respectivamente, enquanto os legumes tiveram redução de 5%. Além disso, a venda de pães industrializados cresceu 7%, enquanto a panificação própria do supermercado teve queda de 6%.
“Vemos o cliente fazendo opções na mesma categoria por produtos mais baratos e escolhas que indicam que está optando por comer cada vez mais em casa. O crescimento de categorias como frios e pães industrializados demonstra uma substituição do jantar por um lanche, mais em conta, por exemplo”, afirma Carlos Formigari, presidente da Netpoints.
Revista Supermercado Moderno online – SP