16/12/2015 – 12h17
Diretor afirma que país está entre as prioridades da empresa por ser um mercado em crescimento
Em seu segundo ano no Brasil, o Spotify apresenta crescimento de mais de 500% no número de clientes em publicidade e vê com bons olhos os resultados obtidos no país. São mais de 200 milhões de horas consumidas só pelos brasileiros em 2015.
A gente tinha expectativas muito grandes em relação ao Brasil, diz Thiago Pagliuso, diretor de vendas do Spotify Brasil. Ele afirma que a empresa enxerga o país de forma audaciosa e que os resultados são bons, mas não impressionam. Foi muito de encontro com o que a empresa imaginava, apesar de ser um ano de crise. É um ano em que só temos a comemorar.
Criada em 2008 e tendo chegado ao Brasil em 2014, a plataforma de streaming de música está presente em 58 mercados e é usado por 75 milhões de pessoas. O crescimento registrado no Brasil em 2015 está localizado em três frentes: número de usuários, tempo médio de consumo de músicas e receitas publicitárias. O país se destaca em todas, segundo Pagliuso, despontando como uma das prioridades da empresa. A gente trabalha com um cenário positivo de longo prazo para a indústria de uma forma geral e não é diferente para o Brasil, diz ele. A gente vislumbra um cenário de penetração de internet superior a mais de 100 milhões de brasileiros. Então, ainda temos um mercado muito grande para conquistar.
Após os resultados de 2015, a empresa deposita boas expectativas para o próximo ano. Nós enxergamos mais um ano de crescimento e não uma estagnação.
Usuários
O consumo do Spotify no Brasil é maior em smartphones e tablets, com taxas de 48% e 8% para cada uma das ferramentas, respectivamente. Assim, o segmento mobile assume 56% da fatia de usuários do serviço no Brasil. Cada vez mais multiplataforma, porém, as pessoas tendem a usá-lo também em desktop. Pagliuso diz que o consumo de música é maior quando as pessoas passam a utilizar ambas as plataformas. Na maioria das vezes, ele entra primeiro pelo mobile, mas descobre o desktop.
A idade média dos brasileiros no Spotify é entre 13 e 34 anos. Em 2015, os usuários no país criaram 11 milhões de playlists e ouviram 200 milhões de horas em música.
Recentemente, a empresa havia divulgado que os músicos mais ouvidos no ano são Jorge & Mateus, sendo que outros seis sertanejos, entre duplas e cantores solos, estão no Top 10 de streaming.
Revista Época Negócios on-line – SP