A recessão econômica não impediu que o sonho de empreender de muitos jovens brasileiros se tornasse realidade em 2015. Cerca de 60% dos interessados em investir numa franquia que procuraram o especialista Lucien Newton, de 35 anos, proprietário da Loja de Franquia aberta em março na Savassi, em Belo Horizonte são jovens entre 20 e 35 anos.
A praticidade e a promessa de rápido retorno financeiro das franquias são os principais atrativos para aqueles que buscam um negócio próprio e não sabem por onde começar. Para muita gente, a própria crise acabou sendo incentivo. Essa instabilidade gera uma insegurança, pois ficou mais difícil para o jovem se colocar no mercado. Então ele procura alternativas e resolve colocar os projetos em prática, analisa Newton.
INVESTIMENTO
Segundo ele, é possível adquirir uma microfranquia no setor de informática, por exemplo, com apenas R$ 10 mil, trabalhando em casa. Mas o valor médio injetado pelos clientes gira em torno de R$ 150 mil. E o ramo mais procurado pelos jovens é o de alimentação. Eles têm uma ligação maior com as grandes cadeias internacionais de alimentação e bastante disposição para trabalhar neste meio, que exige muito do proprietário.
Para abrir uma unidade do Bacon Paradise no bairro Cidade Nova, em setembro, o engenheiro Luiz Felipe Adão, de 32 anos, investiu cerca de R$ 200 mil. Antes, vendeu sua parte na sociedade de uma empresa de engenharia criada por ele.
O retorno sobre o investimento foi o que mais lhe chamou a atenção. Outro motivo é que a área de alimentação foi uma das menos afetadas pela crise. Hoje tenho uma situação mais confortável do que a dos meus antigos sócios, por exemplo. A engenharia foi um dos setores mais impactados, afirmou. Satisfeito com o investimento, ele já programa a abertura da segunda loja Bacon Paradise. Será em fevereiro e funcionará no bairro Palmares, em BH.
De olho neste mercado, os irmãos Paulo, 33 anos, Lucas, 29, e Viviane Braga, de 35, decidiram transformar a Braga Pão de Queijo, empresa criada pelo pai há 20 anos, na primeira franquia mineira de pão de queijo gourmet. Antes tínhamos apenas a fábrica. Abrimos o primeiro ponto de vendas, que fica na esplanada do estádio Mineirão. E agora resolvemos expandir o negócio transformando-o em franquia. Em 2016, planejamos abrir 15 novas lojas. Boa parte dos interessados que nos procuram são jovens que perderam os empregos este ano, diz Paulo.
Casamento
Não é só em casa que Mariana Pereira e Rodrigo Rabello, de 24 anos, dividem as tarefas. Para conseguir casar e se sustentar, eles resolveram investir numa franquia do Number One no bairro Sagrada Família, aberta em novembro.
Ela é formada em Letras e ele em Administração. Era um sonho compartilhado. Tenho habilitação em língua inglesa, por isso optamos pela escola de idiomas e por uma marca já consolidada em Minas, explicou Mariana.
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