24/10/2014
Por Cibelle Bouças | De São Paulo
A produção de bicicletas no país ainda não decolou. Mas no varejo, algumas companhias notam um aumento da procura por bicicletas e acessórios – novos e usados. Na Centauro, rede de lojas de artigos esportivos do Grupo SBF, as vendas de bicicletas apresentaram um aumento em volume de 20% no acumulado de janeiro a setembro, frente ao mesmo período de 2013. Em receita, o aumento foi de 33%.
“O que se nota é que os consumidores estão investindo mais em equipamentos de melhor qualidade”, disse Maricy Stinchi, gerente de produtos do Grupo SBF.
De acordo com a executiva, as vendas de acessórios, como capacetes, luvas, macacões e bermudas de ciclismo também aumentaram, mas em um patamar inferior a 20%. Entre as capitais que possuem ciclovias, Salvador é a cidade onde as vendas da Centauro mais crescem neste ano. “Se formos considerar a venda por loja, no entanto, a loja de Recife é a que apresenta o maior volume de vendas”, disse.
Na internet, a procura aumentou. A Netshoes informou que percebeu um aumento da procura por bicicletas no site, mas não informou qual foi o percentual de aumento em relação a 2013.
No Mercado Livre, as vendas de bicicletas novas e usadas cresceram 36% no período de janeiro a setembro, disse Leandro Soares, diretor de marketplace do Mercado Livre no Brasil. “É um desempenho acima da média do Mercado Livre, que registra aumento nas vendas de 20% e 25% no ano.”
O Mercado Livre não divulga dados específicos sobre as vendas em São Paulo. O executivo observou que, além de bicicletas, o Mercado Livre também apresentou aumento nas vendas de acessórios, como banquinhos, freios, suspensão, pedais e roupas para ciclismo.
No Mercado Livre, 80% das vendas de itens de ciclismo são de produtos novos e 20%, usados. Os preços das bicicletas variam de R$ 250 a R$ 30 mil. O valor médio das compras no segmento de ciclismo é de R$ 207, segundo a empresa. Segundo Soares, as bicicletas fabricadas na Zona Franca de Manaus, como as da Caloi, são isentas de IPI e têm preços inferiores aos de marcas importadas como Specialized, Scott, Brompton e Cannondale.
A francesa Décathlon informou que não dispunha de porta-voz para comentar o assunto. O Grupo Pão de Açúcar (GPA) informou que não houve alteração relevante no volume de vendas de bicicletas neste ano. Uma fonte de outra grande rede varejista disse que notou um aumento nas vendas, mas não forneceu mais detalhes.
Valor Econômico – SP