24/10/2014
Por Adriana Meyge | De São Paulo
Fundada em 2000, a marca holandesa de cosméticos Rituals chegou há três anos no Brasil – seu primeiro mercado fora da Europa. De lá para cá, foram abertas apenas três lojas em São Paulo. A expansão foi mais lenta do que o planejado pela empresa, que agora pretende acelerar o ritmo.
Serão abertas duas unidades na capital paulista neste mês e uma operação de comércio eletrônico em novembro. “Fizemos devagar, para não frustrar nossa chance de sucesso no mercado brasileiro, e agora queremos gradualmente aumentar nosso número de lojas”, diz o fundador da Rituals, Raymond Cloosterman.
Para o empresário holandês, o Brasil é o mercado de cosméticos mais difícil de entrar no mundo. “A operação brasileira foi muito difícil para nós. Para ser sincero, eu esperava que a gente conseguisse crescer mais rapidamente, mas a complexidade do mercado, as taxas de importação e as medidas que o governo toma para dificultar a entrada de outras companhias no país faz da expansão no país muito mais difícil de se prever”, afirmou Cloosterman, um ex-executivo da Unilever, de 50 anos.
Nos próximos três anos, o plano é investir R$ 30 milhões em expansão no Brasil. Cloosterman vê potencial para ter 200 lojas em todas as regiões do país. Ele diz que esse número pode ser alcançado em cinco a dez anos, “dependendo do mercado”. Os novos pontos serão abertos este mês nos shoppings Iguatemi e Market Place. As outras unidades ficam na rua Oscar Freire e nos shoppings Vila Olímpia e Bourbon, todas em São Paulo.
Com 350 lojas no mercado europeu, a marca tem um faturamento em torno de 320 milhões e vem registrando nos últimos anos uma taxa de crescimento de 30%. Segundo o empresário, a Rituals deve crescer 50% neste ano e inaugurar 90 unidades em 2015.
A ambição de Cloosterman é criar uma marca global, com presença em diversos continentes. Neste ano, a companhia deu seu segundo passo intercontinental, com a abertura de lojas em Nova York e início das vendas na loja de departamento americana Barneys. A companhia está presente em 18 países e planeja chegar à Austrália, França e Suíça em 2015.
A Rituals tem cerca de 400 produtos, como sabonetes líquidos, cremes, itens de maquiagem, velas aromáticas, óleos, cosméticos masculinos e aromatizadores de ambiente. Os produtos são inspirados em rituais de antigos países orientais.
Segundo Cloosterman, seu portfólio tem a mesma qualidade de marcas de luxo, mas com preços menores. “Só conseguimos fazer isso porque praticamente não fazemos propaganda e temos margens menores que nossos concorrentes de marcas de prestígio, como a L’Occitane “, diz o executivo. Um frasco de 200 ml da espuma de banho da marca custa R$ 42. O preço de um hidratante corporal de 200 ml é R$ 94 e um aromatizador de ambiente de 230 ml sai por R$ 132. Todo o portfólio é importado.
No Brasil, os aromatizadores da marca começaram a ser vendidos este mês na rede de movéis e decoração Tok&Stok. Os cosméticos também podem ser encontrados na rede multimarcas do grupo Boticário, a The Beauty Box. Na Europa, a Rituals está presente em cerca de 1 mil lojas de departamento.
Valor Econômico – SP