Medir as taxas de conversão é um dos fatores mais cruciais para quem empreende no varejo eletrônico. Em um e-commerce, elas indicam o percentual de usuários que são convertidos em vendas.
A importância da conversão de e-commerce é tanta que arriscamos dizer que ela define o sucesso ou o fracasso de um empreendimento varejista na internet, afinal, a melhora desse indicador está relacionada diretamente com a rentabilidade da loja.
Pesquisas recentes mostram que a taxa média de conversão de e-commerce no mundo, no último trimestre de 2016, foi de 4,14%, sendo que nos EUA a média foi 3,0%. Para efeito de comparação, a média brasileira é de apenas 1,5%. Se considerarmos o mercado britânico, a métrica no mesmo período foi de 4,45%.
Vale lembrar que os dados acima são válidos para o mundo desktop. Quando vamos para o mobile, há uma grande redução. A média global vai para 1.55%, enquanto nos EUA cai para 1.50% e no mercado britânico, 3.31%.
Mas o Reino Unido não surpreende com sua alta taxa de conversão quando verificamos algumas lojas que têm um índice muito superior, variando de 14% a incríveis 40%! Estamos falando dos e-commerces que mais convertem no mundo e suas respectivas médias. Neste post, separamos 10 deles. Confira!
As 10 maiores taxas de conversão de e-commerce no mundo
Os dados a seguir são oriundos de uma pesquisa da Nielsen Company. Embora sejam um pouco antigos (de março de 2010), não deixam de ser surpreendentes. Os percentuais das taxas foram baseados na relação entre o número de clientes únicos e o número de visitantes únicos.
1. Schwan’s
Atualmente, a Schwan’s Company é uma empresa privada americana multibilionária com mais de 12 mil empregados. A companhia vende comida congelada e realiza serviços de entrega, além de manter mercados próprios.
Sua loja online apresentou uma taxa de conversão de 40,6%. É um índice muito alto, que pode ser resultado de uma história de 65 anos de mercado. A Schwan’s é extremamente conhecida em cada canto dos EUA e, portanto, seus clientes visitam o site normalmente prontos a realizar as compras.
2. Woman Within
Com uma taxa de conversão de 25,3%, a loja Woman Within, do nicho de roupas plus size para mulheres, está no segundo lugar da nossa lista.
Esse é um ótimo exemplo de conversão de e-commerce resultante de nicho específico. É o que sempre enfatizamos: não tente abraçar o mundo. Quando você foca em nicho, o tráfego sempre é mais qualificado e segmentado — consequentemente, as taxas de conversão são mais altas.
3. Blair.com
Na terceira posição está a loja de roupas Blair.com, com 20,4% de taxa de conversão. A loja, ao contrário da anterior, não é focada em nicho, tendo uma ampla variedade de segmentos dentro do ramo de vestuário. Porém, trata-se de uma empresa muito antiga, fundada em 1910, que possui uma base muito sólida de clientes. A marca já está absolutamente estabelecida, e o site serve como um canal de compras. Assim como no caso da Schwan’s, é essa solidez de mercado a grande responsável pela elevada taxa de conversão.
4. 1800petmeds.com
Maior farmácia pet da América, a 1-800-PetMeds é um case de alta conversão de e-commerce com foco em nicho de mercado. A loja é especializada em medicamentos para bichos de estimação, provavelmente o motivo para ter uma taxa tão alta: 17,7% de conversão.
5. Vitacost.com
Com uma taxa de conversão de 16,4%, Vitacost é uma loja que vende suplementos vitamínicos e diversos outros produtos relacionados à vida saudável. Possui mais de 45 mil produtos de 2.500 marcas diferentes, incluindo fabricação própria. Além da enorme variedade, a loja garante 50% do preço mais barato em relação ao preço de mercado e frete grátis para compras acima de $49. Ainda, tendo um ótimo canal de atendimento ao cliente, sua receita de alta taxa de conversão está completa.
6. QVC
A QVC é uma grande loja de departamentos, presente em diversos países, que vende produtos de marcas reconhecidas. Com uma taxa de conversão de 16%, ela combina varejo, mídia e social para criar uma experiência única de compras, dando foco ao cliente.
7. ProFlowers
Mais do que apenas uma floricultura online, a ProFlowers destaca a eficácia do seu serviço de entregas e garante que suas flores são as mais frescas possíveis: saem direto do campo para a porta do consumidor. Mais uma vez, vemos uma empresa que foca na experiência do seu cliente para explicar uma alta taxa de conversão em seu e-commerce: 15,8%
8. Office Depot
A Office Depot é uma empresa especializada em fornecer produtos, serviços e soluções para todo tipo de local de trabalho: seja em casa, no escritório, ou mesmo em uma escola ou carro.
O e-commerce é como uma fonte única para tudo o que os clientes precisam para serem mais produtivos, incluindo as últimas tecnologias, suplementos de escritório, serviços de negócios, produtos de instalação, móveis etc.
Mesmo possuindo uma diversificação tão grande de produtos e serviços, o foco deles é o ambiente de trabalho de seus clientes, podendo ser classificado como um e-commerce de nicho nesse sentido. Sua taxa de conversão na época da pesquisa foi de 15,4%.
9. Oriental Trading Company
A Oriental Trading Company é a maior loja americana de artigos econômicos para festas, artes e ofícios, suplementos escolares, brinquedos e novidades. A empresa é reconhecida como uma das Top 20 Internet Retailers baseada na satisfação do cliente. Isso explica sua alta taxa de conversão de e-commerce, de 14,9%.
10. Roaman’s
Assim como a Woman Within, a Roaman’s atua no nicho de vestuário plus size feminino. Com uma ótima taxa de 14,4%, a empresa já está no mercado há mais de um século, possuindo um nome reconhecido, o que faz de seu site um veículo de contato direto com suas consumidoras.
Entendendo a alta conversão de e-commerce
Analisando essas empresas, percebemos que alguns fatores contribuem para uma taxa de conversão tão acima da média do e-commerce.
O primeiro grande fator é a marca. A maioria das empresas citadas é muito famosa (ao menos nos EUA) e algumas são bastante antigas. Algumas podem ter surgido no mundo digital, mas a maioria refere-se a empresas consolidadas do mundo físico que migraram para a internet como um canal a mais de vendas. No entanto, vale ressaltar que nenhuma delas nasceu grande e famosa. É algo que se conquista com o tempo e com muito trabalho.
Outro ponto que podemos destacar é o foco em um nicho altamente segmentado, como as lojas de moda plus size ou a farmácia pet. Obviamente, entre as maiores altas taxas de conversão de e-commerce, há também grandes lojas de departamentos, que vendem de brinquedos a peças automotivas. São consolidadas no mercado há muitos anos e possuem um capital de investimento que pequenos empreendedores não têm acesso. Porém, elas são a exceção. A regra para quem está começando é: invista em nicho!
Não podemos nos esquecer também de um fator-chave para sempre aumentar as taxas de conversão: testes A/B. Você só conseguirá analisar a conversão de uma página se a comparar com outra versão dela mesma.
Fonte: E-Commerce News