Estudo realizado pela SBVC revela que 82% dos consumidores 60+ compram online: e desses, 18% compraram pela primeira vez na quarentena. 71% utilizaram smartphone e 46% aplicativos para as compras online.
O estudo da SBVC contou com 503 entrevistados. 88% dos consumidores 60+ afirmaram que eles mesmos são os responsáveis pelo controle das finanças e decisões de compra em sua residência. Para esse consumidor, comprar online é uma realidade, e principalmente o consumo através de smartphones, 71% versus 64% em 2019, e 48% em 2018. Sendo que, desses consumidores mobile, 46% compram via aplicativos (versus 12% em 2017).
É importante ressaltar que o consumo relacionado a itens básicos são feitos com maior frequência: 53% dos entrevistados costumam ir semanalmente
a redes de hipermercados ou supermercados, 41% afirmam consumir mensalmente em drogarias/ farmácias. 35% costumam ir eventualmente à shoppings centers, versus 30% em 2019, e que possuem itens ocasionais de compra (e 30% afirmam raramente frequentar esse canal). Percebe-se que o consumidor com mais de 60 anos, utiliza super e hipermercados, tradicionais e de vizinhança, em seu mix de consumo, e também vai à farmácias e drogarias para compras de uso mensal, utilizando-os como canal de reposição.