A Zara quer aparar as arestas do sistema “clique e retire”. A gigante de moda está buscando aprimorar sua estratégia online, que permite usar milhares de lojas como um ponto de retirada de produtos para os clientes que fazem compras em seu site.
Um terço das vendas globais on-line da varejista espanhola são agora retiradas nas lojas, informou a companhia. Mas isso criou filas longas em algumas cidades e espera até que os atendentes encontrem os pacotes, dizem os clientes. Para acelerar o processo, a Zara informou que no início deste ano lançaria uma versão robusta do “clique e retire”, automatizando o serviço.
Os pontos de coleta nas lojas físicas permitirão aos compradores inserir um código ou escanear o código em um software. Um robô é usado para procurar o pacote do cliente em um pequeno armazém e, em seguida, fazer a entrega.
O movimento ocorre no momento em que a Zara enfrenta desafios elevados para manter seu ritmo de crescimento e competir com varejistas de roupas apenas on-line, como Zalando e ASOS, que vendem diversas marcas. As vendas anuais de ambas cresceram mais de 20% nos últimos dois anos, em comparação com o baixo crescimento percentual de dois dígitos da Inditex, dona da Zara.
A opção “clique e retire” também é um foco crescente para outros varejistas. Nos Estados Unidos, 8% das vendas on-line da Kohl nos últimos três anos foram feitas com esse recurso. Esse número cai para uma média de 3% na Nordstrom e na Macy’s, segundo dados da Slice Intelligence. As empresas não quiseram falar sobre o tema. Cerca de 40% das vendas on-line da J.C.Penney são retiradas na loja, afirmou um porta-voz.
A sueca H&M oferece essa opção em cerca de um quarto de suas quase 250 lojas no Reino Unido. A empresa diz que trabalha para expandir o serviço no território britânico e em seis mercados europeus neste ano. Há vários meses, a Gap começou a testar um serviço de “clique e retire” para a Old Navy em Chicago e em San Francisco.
A Zara oferece a opção em 44 dos 94 países onde tem presença. A varejista lançou o primeiro ponto automatizado de coleta de pedidos on-line em setembro, em uma loja em La Coruña, na Espanha.
Fonte: Zara