Depois de no passado mês ter anunciado que iria instalar algumas das suas lojas, em Espanha, um sistema de pagamento automático (que, a propósito, continuamos à espera que chegue a Portugal), a Zara volta a fazer os nossos níveis de ansiedade disparar, com a notícia de que acaba de abrir a sua primeira loja Click & Collect.
O novo espaço pop-up de 200 m2, que abriu no Reino Unido, em Westfield Stratford City, e que pode ser visitado até Maio de este ano, serve essencialmente para pôr à prova os hábitos de consumo do mundo inteiro que até então estariam sob controlo. Isto porque permite que todos os clientes que estejam no espaço possam comprar as peças, enquanto passeiam pela loja, através da aplicação. Tudo que tem a fazer é juntar ao carrinho os artigos que lhe interessam (depois de os experimentar, ou não), efetuar o pagamento, e escolher quando as quer receber em casa, se no mesmo dia ou no dia seguinte.
Neste espaço dominado pela tecnologia, a gigante do grupo Inditex instalou ainda um sistema de recomendação de peças nos espelhos dos provadores. O que quer isto dizer? Então, enquanto experimenta um par de jeans, por exemplo, poderá ver no espelho uma série de artigos escolhidos pela marca que combinam na perfeição com o que tem vestido.
Apesar de ter todos estes serviços disponíveis, o objetivo principal da loja é ajudar todas as pessoas que fazem compras online, ou através da aplicação, simplificando o processo de compra (e por consequência, a receção), o de troca, e o de devolução.
No final do mês de maio este espaço pop-up muda-se definitivamente para a reformada loja em Westfield Stratford.
Em comunicado, Pablo Isla, CEO do grupo Inditex, revelou que esta decisão é «um marco na na nossa estratégia de integrar nas lojas o mundo digital, algo que define a nossa identidade e negócio».
Fonte: Elle