Nativo em Resende, sul do Estado do Rio de Janeiro e já entrando no seu quarto ano de funcionamento, o Youburguer é uma franquia de fast food, cujo principal destaque está por conta do sistema operacional.
Nas unidades, os pedidos são personalizados, e podem ser feitos por meio de uma tela touch screen que, em seguida, gera um ticket que é pago na saída. Ainda há como registrar a combinação efetuada pelo cliente, caso ele deseje repeti-la numa próxima vez, apenas digitando o número do CPF.
Rodrigo Malca, CEO da rede, tem 27 anos e é engenheiro de formação. Sem experiência prévia em gastronomia, resolveu apostar, na cara e na coragem, neste modelo de negócio, que é baseado no sistema MTO (Make To Order, ou, na tradução livre, feito sob medida).
Confira a entrevista com Rodrigo Malca concedida à repórter Nicole Ongaratto:
IN: O que te fez apostar em um setor tão diferente da sua área?
RODRIGO MALCA: Tudo começou na minha adolescência, quando ia comer em outras redes de fast-food. Me irritava muito o fato de ter que pedir para tirarem o pickles do lanche. Demorava uma eternidade e, por vezes, não vinha como eu havia pedido.
Além disso, a faculdade de engenharia de produção me deu os conhecimentos para colocar essa ideia em prática. O setor de atuação pode até ser outro, mas não estamos tão distantes da engenharia, já que o nosso serviço envolve um processo produtivo inovador (automatizado) para atender a customização e rapidez do nosso conceito.
IN: Qual o perfil dos interessados em abrir sua franquia?
MALCA: Empreendedores com visão de futuro, dedicação ao trabalho, liderança, facilidade de relacionamento, vontade de crescer e que acreditem na força da tecnologia para o impulsionamento de um negócio.
IN: Que tipo de profissionais ajudaram você a montar a primeira unidade?
MALCA: Eu iniciei o projeto com a cara e a coragem, rs. Fiz um empréstimo no banco e peguei o dinheiro da minha rescisão na empresa em que trabalhava para montar a primeira loja. No início, tive que fazer tudo sozinho pois ninguém podia me ajudar, mas hoje já temos uma equipe maior e um negócio muito mais sólido.
IN: Você já tinha alguma experiência na área de gastronomia?
MALCA: Não, nunca. Mas eu sei dizer o que são comidas boas, e os nossos lanches são bons. Pensando em termos de operação, se tivermos insumos de qualidade e um processo bem definido e bem executado, na ponta o cliente receberá um produto com muito mais qualidade.
IN: Você idealizou seu projeto sozinho ou em parcerias?
MALCA: Como eu havia dito, eu toquei a ideia sozinho mesmo. Me virei para arrumar o dinheiro e colocar o negócio em pé. Literalmente botei as mãos na chapa.
IN: Seu projeto sofreu muitas alterações do início até agora? Dê exemplos.
MALCA: Diversas alterações. Pensamos em uma nova identidade visual, investimos na evolução dos equipamentos, readequamos o processo produtivo, desenvolvemos novos uniformes para os funcionários e buscamos fornecedores mais robustos, entre outros.
IN: O tempo de preparo do sanduíche não acaba sendo mais demorado por ser personalizado?
MALCA: Não, pois o processo produtivo do Youburguer é capaz de atender em um tempo igual ou até mesmo menor do que os concorrentes. Tudo isso com a metade dos funcionários utilizados pelas grandes redes.
Fonte: Investimentos e Notícias