A WHSmith, rede varejista britânica especializada em lojas de conveniência aeroportuária, iniciará sua entrada no mercado sul-americano com a inauguração de sete unidades no aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, em parceria com a Duty Free Americas (DFA). As lojas, que devem ser abertas no segundo semestre deste ano, fazem parte do plano de investimentos da empresa de investir em torno de 1 milhão de libras em abertura de novos pontos de venda fora do Reino Unido este ano. Os valores de investimento nas lojas do Galeão não foram revelados – mas a multinacional britânica aposta em parceria de longo prazo com a Duty Free.
“Estamos muito satisfeitos em entrar neste novo território trabalhando em parceria com a Duty Free Americas. À medida que continuamos a crescer nossos negócios internacionais, estamos confiantes de que este será o começo de uma longa e bem-sucedida parceria “, afirmou, em comunicado à imprensa, Louis de Bourgoing, presidente da WHSmith.
Também em comunicado à imprensa, Leon Falic, presidente da Duty Free Americas, comentou que a parceria com a WHSmith abre oportunidades na região. A Duty Free Americas tem 250 lojas em aeroportos e zonas fronteiriças nas Américas do Norte, Central e do Sul, e iniciou suas operações no Brasil em 2014. Desde então, opera 20 pontos de venda em aeroportos no país.
Por sua vez, estreante no mercado brasileiro, a WHSmith opera em dois segmentos principais: varejo e lojas de conveniência aeroportuárias, em um total de 1.400 lojas no mundo. No segmento aeroportuário, a rede já conta com mais de 280 lojas em 74 aeroportos e aposta nessa área para impulsionar a receita. Em seu mais recente balanço, a empresa detalhou que, enquanto o lucro do grupo como um todo caiu 1% em 91 milhões de libras esterlinas (ou em torno de R$ 457 milhões), no semestre encerrado em 28 de fevereiro deste ano ante igual período imediatamente anterior, a receita da marca com lojas em pontos de viagem e de transporte, como aeroportos por exemplo, cresceu 5% em igual período, para 41 milhões de libras (R$ 206 milhões).
No segmento de lojas de conveniência aeroportuária, o grupo britânico tem 280 pontos em 74 aeroportos
A presença no Galeão faz parte de uma estratégia maior da WHSmith, que pretende expandir negócio em conveniência aeroportuária. Além das unidades no Rio, a marca também pretende abrir oito lojas no aeroporto de Madri, na Espanha. “Madri e Rio de Janeiro são aeroportos premium e grandes centros em seus respectivos territórios com número significativo de passageiros. As novas unidades no Rio de Janeiro serão nossas primeiras na América do Sul e representam uma boa oportunidade para nós neste novo território”, justificou a empresa, em seu balanço.
Para Leandro Dantas, gerente comercial da concessionária RIOgaleão, que administra o aeroporto desde agosto de 2014 – com contrato de concessão de 25 anos – a proposta foi interessante por combinar parceria de uma marca internacional, com especialização em varejo de conveniência em aeroportos, e um parceiro local, com conhecimento de mercado. “Com certeza, também é uma importante parceira para o aeroporto”, afirmou.
As novas lojas ficarão nos embarques doméstico e internacional do aeroporto, e vão oferecer desde livros e revistas até acessórios de viagem, suvenires, guloseimas e bebidas.
No ano passado, o fluxo de passageiros no aeroporto do Galeão foi de 16,2 milhões de pessoas, 0,87% acima de 2016. Deste total, 4,3 milhões de passageiros em viagens internacionais. Em abril deste ano, o aeroporto recebeu movimentação de 1,15 milhão de passageiros, sendo 351 mil internacionais.
Fonte: Valor Ecônomico