Isolamento social e o uso do cartão do supermercado como reserva de emergência acelerou o processo de inovação dos canais de relacionamento
A DMCard é uma instituição financeira que tem o cartão de loja para supermercados, o private label e, com a situação de pandemia e a recomendação de isolamento social, o que era uma aposta com mais um canal de captação se transformou em uma solução extremamente eficiente no processo de captação de novos clientes. O canal que, em janeiro, recebeu cerca de 1,5 mil propostas, em novembro, registrou mais de 48 mil manifestações de interesse por novos cartões de supermercado.
“Quando demos início aos testes para uso do WhatsApp, nossa principal motivação foi o perfil do nosso público consumidor, do qual ouvimos muitos feedbacks nos apontando que, muitas vezes, eles não têm espaço em seus smartphones ou mesmo dados de internet suficientes para baixar aplicativos pesados e complexos”, explica Maurício Meneghetti, Gerente de Produtos da DMCard.
O cenário pandêmico inesperado e que exigiu do mercado soluções urgentes para a continuidade dos negócios ampliou grandemente o poder da ferramenta e seu papel nos resultados da empresa, como conta o executivo. Enquanto a DMCard via a demanda por novos cartões migrar para o Whatsapp, a solução foi mostrando todas as suas vantagens para a empresa e também para o consumidor, que iam muito além de apenas ser um aplicativo de acesso mais fácil e com maior penetração:
- Os consumidores ganharam o conforto de poder fazer todo o processo de qualquer lugar e a qualquer horário, já que o atendimento remoto está disponível 24 horas por dia.
- Com apenas 3 perguntas o solicitante do cartão já sabe se o cartão será aprovado, e segue para preenchimento de mais algumas informações para confirmação de dados e já tem o cartão liberado virtual liberado para a compra na hora.
- No caso de uma resposta negativa, a operação automática oferece total discrição no processo, o que atrai consumidores mais tímidos que já foram rejeitados por bancos (situação comum nesse perfil de público) e não sentiam-se à vontade em falar pessoalmente com as promotoras.
Fonte: IT Forúm