A WBeer.com.br, site de comércio eletrônico de cervejas pertencente à W2W E-Commerce de Vinhos, fechou uma parceria exclusiva com a Bier Hub – empresa que ajuda cervejeiros artesanais a lançar comercialmente suas bebidas – para ampliar a oferta de cervejas artesanais pelo site. A parceria inclui a seleção das melhores bebidas por um júri técnico, a produção comercial e a venda com exclusividade no site da WBeer.com.br.
Diego Valverde, sócio fundador da Bier Hub, diz que vai realizar concursos mensais, em cidades diferentes, para eleger a melhor cerveja caseira entre os inscritos em cada edição do concurso. As cervejas serão avaliadas por um júri técnico durante evento de degustação realizado pela companhia. A melhor cerveja caseira eleita no concurso será produzida comercialmente para venda no site da Wbeer. A primeira edição do concurso será realizada em fevereiro, em São Paulo.
“A expectativa é receber de 15 a 20 inscrições de cervejeiros caseiros. Desses, vamos selecionar os cinco com melhor potencial em termos de sabor, qualidade e inovação. Essas cinco serão julgadas durante o evento. A previsão é que a cerveja campeã esteja disponível para os clientes da Wbeer em abril”, afirma Valverde. A Bier Hub desenvolveu um cronograma para realizar 12 eventos neste ano no Brasil, dois eventos na Alemanha e dois nos Estados Unidos, países em que a Bier Hub possui operações.
A produção das cervejas caseiras será feita em cervejarias tercerizadas, com a receita do cervejeiro. A operação de venda e distribuição ficará à cargo da Wbeer. A partir do dia 12 (quinta-feira), a Wbeer vai tornar disponível em seu site um serviço de assinatura específico para a venda de cervejas caseiras, que terá o nome de Clube Bier Hub.
A expectativa da Bier Hub é que a produção de cervejas caseiras chegue a 600 mil litros neste primeiro ano da parceria, ou 1,8 milhão de garrafas. Além da distribuição por meio do clube de assinaturas, a Wbeer também vai tornar as cervejas caseiras disponíveis no site para venda avulsa.
Entre as cervejas campeãs, a Bier Hub vai avaliar as que tiveram melhor desempenho de vendas no ano. As cinco melhores vão receber um aporte da companhia para abrir uma empresa com a marca artesanal. Valverde diz que o volume a ser produzido comercialmente vai depender da demanda pela bebida no site. “Pode ser uma produção de 20 mil ou 20 milhões de litros por ano, vai depender da demanda”, afirma. A meta da Bier Hub é se tornar sócia dos melhores cervejeiros, com uma participação de 30% na nova empresa a ser criada. A empresa oferecerá ao cervejeiro caseiro auxílio para transformar o seu hobby em um negócio.
Ainda de acordo com o executivo, participarão do concurso cervejas caseiras feitas com puro malte, frescas e não pasteurizadas. Entre bebidas já inscritas estão cervejas puro malte que levam capim santo, alga e amendoim.
Luís Martini, diretor de marketing da Wine.com.br, diz que a empresa vai ser jurada nos concursos mensais e também vai ajudar a supervisionar a produção das cervejas campeãs, para garantir a distribuição aos assinantes. Martini estima que esse novo clube tem potencial para chegar a 10 mil sócios entre um e dois anos – mesmo número de sócios que o clube WBeer possui atualmente. Além dos assinantes do clube, a WBeer possui 50 mil clientes que compram cerveja pelo menos uma vez por mês no site.
“Esse serviço tem potencial de crescimento rápido porque o público que aprecia cerveja é muito engajado e apresenta um grande interesse em experimentar marcas novas”, afirma Martini. A própria Wbeer lançou este mês em seu site a cerveja Beach Please, que foi desenvolvida pela companhia em parceria com 3 mil sócios do WBeer Club, que deram opiniões sobre o estilo da cerveja a ser criada, atributos técnicos e o nome da marca. A marca foi criada com produção inicial de 600 litros. “É uma história que tem tudo para dar certo e pode se tornar uma atividade sazonal para a WBeer, criar cervejas sazonais. Pode ser uma via de crescimento interessante”, afirma Martini.
A receita anual da W2W, dona da WBeer, é estimada entre R$ 350 milhões e R$ 400 milhões por ano. A empresa vende mais de 2 mil rótulos de vinhos e cervejas e possui 300 mil clientes ativos, além de 140 mil filiados do Clube W, um clube de compras de vinhos. A WBeer não divulga dados de receita do site.
Não existem dados específicos sobre a produção de cervejas caseiras no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), a categoria de cervejas especiais (que inclui artesanais, caseiras e bebidas de alto valor agregado) representa 5% do mercado e deve dobrar de tamanho até 2020.