Dona de um estilo próprio, a hamburgueria potiguar Wayne’s Burger Star se prepara para alcançar os mercados da região Sudeste e tem em Belo Horizonte um dos focos principais. Com 14 lojas no Nordeste, nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Piauí, a rede tem a perspectiva de faturar R$ 20 milhões neste ano. A meta é abrir, pelo menos, cinco unidades no Sudeste até o fim de 2017.
De acordo com o fundador da rede, Jozimar Júnior, já existem interessados em Minas Gerais. A intenção de vir para o Sudeste faz parte de um planejamento feito desde o início das operações em Natal (RN), em 2013. “Começamos já com o objetivo de nos tornamos franqueadores. Agora a expansão para o Sudeste é um passo natural. Em termos de custos logísticos é mais fácil chegar às capitais do Sudeste do que em algumas do próprio Nordeste. Vamos focar primeiro nas capitais, mas é claro que vamos observar as oportunidades. A região possui muitas cidades com alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) que comportam mais de uma operação, além das capitais”, explica Jozimar Júnior.
A logística é um dos pontos críticos do negócio. Todos os insumos que caracterizam o negócio, como os hambúrgueres, queijos e molhos, são enviados de Natal por meio rodoviário ou aéreo. Já ingredientes cuja procedência não é determinante são comprados localmente de fornecedores homologados. Alguns itens, como bebidas, têm parceria com fornecedores nacionais.
O nome da casa reflete a paixão dos donos pelo cinema e pela gastronomia. O estilo propõe o conceito de “comfort food”, em que “o ‘fast’ não é tão ‘fast’ assim”, diverte-se o empresário, que continua: “Buscamos um diferencial nos produtos e no atendimento. Primamos pela qualidade e por um comportamento menos engessado. Algumas pessoas nos definem como ‘gourmet’, mas essa palavra já ficou banalizada. O que queremos é entregar ao cliente uma experiência completa, em que ele sinta uma dedicação especial na escolha dos ingredientes, na formulação dos pratos, no ambiente e no atendimento”, destaca o fundador da Wayne’s.
O investimento médio mínimo para a abertura de uma unidade é calculado em R$ 290 mil e o candidato pode escolher entre modelo de rua, com salão e outros atrativos como espaço “kids”, ou o modelo mais compacto, ideal para shopping centers.
A preferência é por franqueados operadores. “Queremos franqueados que captem a essência do negócio, não pensem nele apenas como um investimento. Ter uma franquia é como estabelecer um matrimônio, então não temos um perfil baseado em idade, mas sim em engajamento”, define o empresário.
Fonte: Diário do Comércio