A rede varejista americana Walmart anunciou nesta segunda-feira que irá vender seus negócios on-line e de varejo físico na China para a JD.com, a segunda maior varejista on-line chinesa atrás do Alibaba.
A varejista americana, no entanto, manterá negócios no maior mercado asiático por meio de uma aliança com a JD.com. As empresas pretendem trabalhar juntas para aumentar suas cadeias de fornecimento a consumidores chineses.
O Walmart não informou os valores financeiros da transação, mas disse que receberá 144.952,250 novas ações ordinárias classe A da JD.com, ou cerca de 5% do total de seu capital.
A JD.com passará a controlar os ativos da plataforma de mercado Yihaoddian, operada pelo Walmart – incluindo a marca, o site e o aplicativo. Além disso, o Sam’s Club abrirá uma loja com a bandeira da JD.com na China.
“Estamos animados em fazer uma parceria com a líder JD.com, e com o potencial que essa nova relação criará para os consumidores na China e para nossos negócios. Agradecemos os associados da Yihaodian por criar uma forte marca que nos ajudou a ter essa oportunidade com o JD.com”, afirmou o presidente do Walmart, Doug McMillon.
Dificuldades
O Walmart tem enfrentado dificuldades para construir seu negócio na China no prazo que esperava. Em julho de 2015, a americana havia anunciado a aquisição do controle total do negócio on-line, pagando US$ 760 milhões pela participação de 49% do sócio minoritário Yihaoddian.
O Walmart tem trabalhado para conectar suas operações físicas às operações on-line a fim de aproveitar a expansão das vendas virtuais no mercado chinês. A expectativa é que os negócios avancem mais rapidamente na China com a parceria com a JD.com.
No trimestre mais recente encerrado em 30 de abril, as vendas do Walmart na China em lojas e no site aumentou ligeiramente, disse David Cheesewright, CEO do Walmart Internacional. “Essa é uma tendência de melhoria”, disse ele, citando a economia chinesa fraca e a forte concorrência local.
Cerca de 10% das vendas do Walmart na China vêm do Sam’s Club, negócio que a empresa também espera ampliar no país asiático no curto prazo. O objetivo é integrar as lojas do Sam’s Club à plataforma de comércio eletrônico.