O Walmart do Brasil anunciou nesta quinta-feira (27) em Porto Alegre que os hipermercados Big vão migrar para a bandeira Walmart. A mudança será feita nos próximos quatro anos. Nas próximas semanas, os clientes da rede em Novo Hamburgo perceberão a alteração, pois o hipermercado receberá o nome do grupo, que adquiriu a rede do português Sonae em 2005.
A loja é um dos três projetos-piloto da gigante no País dentro da transformação dos hipermercados brasileiros para o novo modelo e marca. A primeira loja-piloto do novo conceito será inaugurada nesta sexta-feira (28), em Barueri, em São Paulo. Outro ponto que integra a primeira fase das transformações é o Big de Curitiba, capital paranaense.
Durante o anúncio, o presidente da operação no Brasil, Flavio Cotini, informou que as lojas ganharão em produtividade nas áreas de mercearia e higiene, com exposição dos produtos, onde for possível, em seus próprios pallets ou em caixas-display.
“Não estamos trocando a marca, estamos mudando o conceito dos hipermercados”, argumentou Cotini. A troca de bandeira será feita apenas quando as lojas já estiverem reformadas com a nova arquitetura. O investimento do grupo no projeto será de R$ 1 bilhão no Brasil, um quarto do valor somente nas 21 lojas do Big no Rio Grande do Sul. O Estado hospeda hoje 20% das lojas do Walmart no País.
“O Rio Grande do Sul é muito importante para o Walmart, e acredito que o Walmart também seja para o Estado”, valorizou o executivo. Cotini afirmou que o fechamento de lojas gaúchas no fim de 2015 “foi duro, mas necessário para não afetar as outras operações”. Pelo menos nos hipermercados, a expectativa do Walmart é de aumentar o quadro de funcionários, caso a meta de aumento nas vendas se confirme. Novos hipermercados não estão nos planos. “Daremos prioridade a garantir que nosso parque existente seja rentável”, justificou o presidente do grupo no Brasil.