O Walmart Brasil vai iniciar um processo de integração da operação das lojas físicas com a operação de comércio eletrônico, num movimento para impulsionar o negócio de marketplace (shopping virtual) no país. A informacao foi confirmada ao Valor pelo presidente do negócio físico no Brasil, Flávio Cotini, e pelo presidente da operação digital, Paulo Silva.
O Valor apurou que a empresa deve reduzir consideravelmente a venda direta pelo seu site e vai migrar rapidamente para o marketplace, um negócio em que a empresa hospeda lojistas em seu site e são esses lojistas que vendem os produtos on-line. Com isso, o grupo vai ter uma operação no Brasil com foco na venda indireta, segundo fonte. Mas a empresa, com mais de 400 lojas no mercado brasileiro não vai fechar os negócios no páis.
A varejista confirma a união da operação física e do site e a diz que haverá uma ampliação do negócio de marketplace no país daqui para frente. “A integração [do físico e on-line] é um primeiro passo e era inevitável. Não tínhamos como começar antes porque as empresas tinham questões a resolver, mas chegou o momento”, disse Cotini.
Os funcionários dos dois braços de negócios devem ser informados nesta terça-feira sobre a integração. Fornecedores também serão avisados na tarde de hoje. “Há uma infinidade de ações que agora podem finalmente ser tomadas com a uniao”, diz Silva. Os dois escritórios dos dois negócios devem ser integrados num só – ambos estão Alphaville, em Barueri (SP).
Funções e cargos devem ser eliminados em áreas como comercial e marketing e uma economia deve ser gerada com isso. Questionada sobre projeções nesse sentido a empresa não fala em numeros e diz que, em relação a redução de pessoal, o grupo deve trabalhar para recolocar as pessoas afetadas.
Fonte: Valor Econômico