O Walmart e a Amazon são os principais concorrentes entre as gigantes do varejo. Agora, o Walmart lançará uma loja “Sam’s Club Now” – de sua franquia de supermercados para membros afiliados –, que se diferenciará das demais pela alta tecnologia presente. A empresa de Jeff Bezos realizou um movimento semelhante em 2017, com o lançamento da Amazon Go.
A loja do Walmart terá a primeira unidade aberta na semana que vem em Dallas, nos Estados Unidos, contará com 700 câmeras para contabilizarem estoques, etiquetas eletrônicas em prateleiras, realidade aumentada e um aplicativo para localizar os produtos de acordo com a lista de compras realizada.
Os clientes que desejarem fazer compras no Sam’s Club Now também terão que realizar a assinatura de membro do supermercado, como nas lojas convencionais. Além da tecnologia disponível nas lojas, a diferença é que os funcionários que trabalhavam nos caixas passarão a ter o papel de recepcionistas, chamado pelo Walmart de “Member Hosts”.
A forma de pagamento não será igual à da Amazon – no qual os clientes apenas escolhem os produtos que desejam, colocam no carrinho e são cobrados automaticamente em sua conta na varejista -, mas utilizará a tecnologia “Scan & Go”. No caso, os membros utilizarão o aplicativo para escanear os produtos e pagá-los diretamente pelo celular. Em algumas lojas da Sam’s Club, esse serviço já está disponível, mas é opcional. No caso da loja “Now”, a ferramenta é de uso obrigatório.
Além de um mapa com a localização dos produtos desejados, o Sam’s Club Now possuirá uma lista com Inteligência artificial que trará automaticamente os produtos mais comprados pelo cliente para sua lista de compras. Com o tempo, a expectativa é que “beacons”, dispositivos de localização conectados à internet, sejam instalados para trazer inclusive as melhores rotas para encontrá-los na loja.
Dessa forma, o Sam’s Club Now trará a inteligência artificial e IoT para uma experiência offline, além da realidade aumentada. Nesse caso, a tecnologia será utilizada para trazer quais são os produtos mais vendidos, por exemplo, de forma mais interativa e interessante para os consumidores.
Se os clientes ainda preferirem passar o menor tempo possível fazendo compras mesmo com as tecnologias que agilizam o atendimento, o aplicativo também oferecerá opções de entrega no mesmo dia ou de pick-up, em que podem buscar os pedidos realizados em uma hora.
“A grande maioria das tecnologias que estamos construindo aqui são desenvolvidas por nós mesmos. Há apenas alguns módulos que estamos usando de terceiros. Isso nos permite mudar mais rápido”, afirmou Jamie Iannone, CEO do SamsClub.com.
A previsão é que a loja seja inaugurada na semana que vem, 5 meses após o primeiro anúncio da Sam’s Club Now. Ela será menor e possuirá menos funcionários do que o convencional. No entanto, o objetivo da loja é continuar tendo colaboradores. “Nós sabemos há um bom tempo que nossos colaboradores fazem a diferença, e isso não mudará apenas porque as preferências de compras estão evoluindo”, disse Iannone.
Fonte: Startse