Companhia afirma que foram desligados 50 empregados. Há mudanças também na gestão do e-commerce
Em processo de reestruturação de suas operações, o Walmart.com demitiu funcionários nos últimos dias. Segundo a empresa, foram desligados 3% do quadro total – de 1.600 pessoas –, ou seja, 50 profissionais. Mas, segundo o jornal Valor Econômico, foram demitidos cerca de 100 funcionários, entre cargos de gerência e coordenadores.
Segundo Paulo Silva, presidente do Walmart.com, a redução no quadro reflete uma tentativa de deixar o negócio mais eficiente e integrado. No último um ano e meio, a companhia iniciou um processo de mudanças, com foco maior em rentabilidade, que incluiu a revisão de funções e cargos.
A iniciativa tende a reduzir despesas operacionais da companhia. Segundo fonte do mercado, a empresa de e-commerce opera no vermelho e teria receita bruta anual de R$ 2,5 bilhões. O prejuízo, de acordo com a fonte, teria atingido cerca de R$ 45 milhões em 2013 e as perdas teriam se ampliado desde então. O Walmar.com não informa esses dados.
A empresa criou ainda fóruns internos, com funcionários de áreas como tecnologia e cadeia de suprimentos, para avaliar quais projetos, de qualquer departamento, fazem sentido do ponto de vista estratégico e de orçamento. “Entramos num outro ciclo. Inicialmente tivemos crescimento maior quando o site entrou no país, e as decisões eram voltadas para ganhos de escala. Há um ano e meio começamos a desenhar outra fase mais focada em rentabilidade e eficiência”, afirma o presidente da companhia.
Houve também um enxugamento da estrutura. Antes, existiam diretores executivos de planejamento para cada setor (marketing, comercial etc). Hoje, a empresa conta com apenas um responsável pelo planejamento de todas áreas. Outra mudança é que o departamento de experiência do usuário, que tinha um diretor específico, foi agregado ao de tecnologia.