O valor será destinado principalmente à melhoria da eficiência operacional e aumento da produtividade
O Walmart Brasil vai investir mais de R$ 1 bilhão neste ano. O objetivo é melhorar a eficiência operacional e elevar produtividade para crescer em um ano de forte retração na economia. A informação foi dada porFlávio Cotini, novo presidente da rede no País, durante seminário realizado pela Amcham (Câmara Americana do Comércio), em parceria com a America Society/Council of the Americas. O evento aconteceu hoje de manhã (05/04), em São Paulo, para discutir os caminhos da competitividade no Brasil.
“Buscaremos modelos ainda mais econômicos de lojas, melhor atendimento nos PDVs e qualificação de mão de obra. Só conseguiremos crescer num cenário de desaceleração econômica se fizermos mais com menos. Essas serão nossas prioridades”, disse o executivo.
Para este ano, a varejista também deverá finalizar o processo de integração de suas lojas no País. “Mesmo a empresa tendo sido pega de surpresa no ano passado com forte queda no consumo por conta de uma piora no cenário econômico, o Walmart Brasil não abandonou essa tarefa árdua”, garantiu. Nesse processo e em outras iniciativas realizadas ao longo de 2015, foram investidos R$ 1 bilhão.
“Revisamos todo o nosso negócio e vimos a necessidade de fechar lojas pelo País. Encerramos unidades de baixo desempenho, que representavam em torno de 5% de nossas vendas totais”, disse Cotini. Embora não tenha sido uma decisão fácil, a medida contribuiu para a empresa encerrar o ano com faturamento semelhante ao do ano anterior, na casa de R$ 29 bilhões.
Sobre como garantir um mercado mais competitivo para as empresas no País, o presidente do Walmart Brasil mencionou a necessidade de o governo promover algumas reformas. Entre elas, a fiscal, trabalhista e a de infraestrutura. “A complexidade tributária aqui é muito alta. Isso atravanca o desenvolvimento das empresas”, comentou. Ele acredita que a iniciativa privada também tem obrigação nisso e no crescimento do País. “Nós, empresários, precisamos, por exemplo, saber alocar adequadamente nossos investimentos para, entre outras coisas, gerarmos mais empregos. O Brasil tem potencial”, afirmou. O Walmart está há 20 anos no Brasil. Tem 485 lojas espalhadas por 18 estados em quatro regiões.
O seminário da Amcham e da Americas Society também contou com a presença de Jorge Arbache, economista-chefe do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Marcelo Kfoury,superintendente do Departamento de Economia do Citi Brasil; Julian Nebreda, CEO da AES Brasil; Paula Bellizia, gerente-geral da Microsoft Brasil, e Otaviano Canuto, diretor executivo do Fundo Monetário Internacional para o Brasil e outros países.