Por Luana Dandara | O volume de compras do brasileiro atingiu o maior patamar no último trimestre do ano passado, desde o período pré-pandemia, indicando a força da retomada do consumo em 2023. A informação faz parte do relatório Brand Footprint 2024, divulgado pela Kantar nesta segunda-feira (20).
Ao todo, foi registrado um incremento de 20% no consumo, na comparação com o primeiro trimestre de 2020. Em relação a 2022, os gastos foram 14,6% maiores.
“Cerca de 63% das marcas analisadas cresceram, com destaque para o avanço da penetração nos lares. O brasileiro gastou, em média, 14,6% a mais do que em 2022, a cada vez em que foi ao mercado, e as compras de abastecimento voltaram a ganhar espaço”, disse, no relatório, a CEO da Kantar Worldpanel, Elen Wedemann.
O estudo, que mede a presença das marcas de bens de consumo massivo dentro dos lares brasileiros, também apontou a Coca-Cola como a marca mais presente nesses ambientes pelo 12º ano consecutivo. A marca registrou 10% de crescimento em um ano, em comparação com 2022.
Além disso, as top 5 marcas do ranking tiveram avanços recordes, seja estando mais presentes ou aumentando a frequência nos lares.
As cinco marcas mais escolhidas pelos brasileiros continuaram as mesmas das últimas edições: a Coca-Cola liderou, e foi escolhida 610 milhões de vezes, seguida por Ypê, com um crescimento de 6,8%. Na sequência aparecem Perdigão, com um crescimento de 7,5%; Italac, escolhida 464 milhões de vezes e com um salto de 22,4% em relação ao ano anterior; e Seara, com um aumento de frequência nos lares em 11,1%.
A pesquisa cobriu 11.300 lares nas cinco regiões do país, o que equivale a 90% do potencial de consumo, e 350 marcas. A métrica utilizada mensura quantas famílias estão comprando produtos de determinadas empresas e com que frequência isso ocorre.
Fonte: Valor Econômico