Fazer a compra online de um produto e poucas horas depois da aprovação do pagamento já recebê-lo em casa. O que parecia algo distante da realidade do e-commerce brasileiro, começa a ser aplicado pelos sites da Casas Bahia e do Pontofrio, administrados pela Via Varejo. A nova performance de entrega é possível graças à instalação de “Mini Hubs” em parte do espaço das lojas físicas, uma espécie de pequeno Centro de Distribuição. Com as novas estruturas instaladas, os clientes passam a ter uma redução média de aproximadamente 80% no prazo de entrega, sendo que grandes centros comerciais como São Paulo e Rio de Janeiro, passam a ter prazos reduzidos de dois dias para até 24 horas, em média, e outras regiões saem de 10 dias para apenas dois.
“Oferecer a oportunidade para o consumidor receber seu pedido em algumas horas é uma melhoria emblemática que reflete o nosso esforço em garantir uma experiência de compras diferenciada aos nossos clientes. Dessa forma, vamos atendê-los com cada vez mais rapidez e excelência, assim como com alto nível de qualidade em serviço”, afirma Marcelo Lopes, diretor-executivo de Logística da Via Varejo.
Atualmente, cinco Mini Hubs já estão em operação nas cidades de Mauá (SP), Brasília (DF), Curitiba (PR), Teresina (PI) e Cuiabá (MT). Até o início do segundo semestre, o sistema será ampliado para 70 lojas Casas Bahia e Pontofrio. A maioria dos produtos são itens leves, como celulares e eletroportáteis.
Com os Mini Hubs, as áreas de backoffice das lojas serão integradas com o sistema logístico. “Assim, será possível acompanhar o estoque de cada um dos pontos selecionados, de maneira semelhante ao que já é feito com os 26 Centros de Distribuição da companhia, formando uma estrutura que deve melhorar ainda mais os índices de 97,2% de entregas realizadas com sucesso e no prazo das compras do e-commerce, registrada em 2017”, explica Lopes.
A estrutura de Mini Hubs também incrementam às unidades físicas reforço na segurança do estoque, estrutura para melhor organização dos itens, assim como porta pallets e infraestrutura de TI. Apesar da nova configuração, as lojas selecionadas não sofrerão nenhuma mudança e os clientes poderão continuar aproveitando sua jornada e experiência de compra normalmente.
“Estamos oferecendo aos nossos clientes a excelência em termos de entrega, algo inédito no varejo brasileiro. Os Mini Hubs também nos darão suporte para continuar oferecendo o Retira Rápido e ainda poder contar com a infraestrutura de nossos 26 CD’s, tudo para proporcionar a melhor jornada multicanal e experiência de compra do país”, finaliza Marcelo Lopes.
Funcionamento do Sistema
Os estoques, hoje concentrados nos CDs, serão ampliados para os Mini Hubs, aproveitando as cargas de abastecimento das lojas. Uma vez estocado nos pontos de Hub, o transporte dos itens às casas dos clientes poderá ser feito por outros modais de entregas que vão além dos habituais caminhões, como motos, bicicletas, carros e multivans, que serão selecionados de acordo com as características viárias e de consumo de cada região, garantindo mais agilidade no deslocamento nas grandes cidades.
Ativo para Fullcommerce e Marketplace
De acordo com Lopes, o Mini Hub também proporciona à companhia a possibilidade de utilizar espaços do CD’s para complementar a estratégia de Fullcommerce da companhia, que oferece soluções para lojistas interessados em terceirizar suas atividades comerciais no varejo online. “Somos a maior varejista de eletroeletrônicos e móveis do Brasil, com capilaridade e estrutura robusta para oferecer aos parceiros nossos serviços logísticos, entre tantos outros, como Atendimento ao Cliente e Gestão do E-commerce. Os Mini Hubs também vão nos permitir avançar no suporte às empresas e na administração da distribuição dos produtos comercializados pelo nosso marketplace, dando aos nossos sellers vantagens competitivas importantes”, destaca.
Fonte: E-Commerce News