Três unidades do grupo na RMBH adotarão novo conceito com a marca Atacarejo
A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) vai ganhar um novo atacarejo a partir desta segunda-feira. O empreendimento vai substituir a atual marca ViaBrasil, do Grupo LGM, que tem dois hipermercados na Capital e um em Contagem, na RMBH. Todas as unidades passarão por uma mudança de conceito e layout, focando na venda em grandes quantidades, estratégia que deve render um crescimento de mais de 30% às operações. A marca também será batizada justamente de Atacarejo.
A mudança de foco não é difícil de ser explicada, segundo relata o diretor comercial do grupo, Luis Jimenez. Segundo ele, o formato que explora atacado e varejo é o único que está crescendo dentro do segmento supermercadista no Brasil. “No ano passado, enquanto os hipermercados registram queda de 5% a 6%, o atacarejo cresceu entre 25% e 30%. Então é uma mudança estratégica: queremos entrar em um mercado que é interessante para os brasileiros”, afirma.
O diretor acredita que esse formato vem se destacando devido ao poder de economia que ele dá ao cliente. De acordo com Jimenez, a diferença de preço entre os produtos de um hipermercado e de um atacarejo pode chegar a até 10% para o consumidor final. “Essa diferença é menos notada em produtos básicos como arroz e feijão, mas muito evidente em itens de consumo médio, como vinho e produtos de limpeza. No contexto de recessão que o País vive hoje, as pessoas estão realmente buscando alternativas para a redução do custo mensal e o atacarejo é uma boa opção”, diz.
A mudança de conceito acontecerá nas três unidades do ViaBrasil, localizadas na Pampulha, no Barreiro e no Eldorado, em Contagem. Além delas, a marca está investindo mais de R$ 12 milhões numa quarta unidade, que ficará no bairro Castelo, também na Pampulha. De acordo com o diretor, o bairro foi escolhido por ter uma população com alto poder aquisitivo e pela falta de concorrência nesse segmento atacadista/varejista.
O diretor não revela o investimento que está sendo feito na reformulação, mas afirma que a previsão é que a mudança de conceito traga um incremento de até 30% para as operações. “E esse é só um ponto de partida: nossa expectativa é que o crescimento seja maior ainda este ano”, aposta.
De acordo com o diretor, as novas unidades de atacarejo terão layout diferenciado das atuais lojas. Uma das diferenças é que a disposição dos produtos será pensada de forma que a localização deles fique mais fácil para o cliente. “Os produtos realmente serão agrupados por segmentos, então na sessão de limpeza, por exemplo, o cliente achará produtos de limpeza de roupa, de casa e de banheiro”, explica.
Revenda – Jimenez observa que o mix das lojas também será um pouco diferente do que os clientes encontram nos hipermercados hoje. Segundo ele, a oferta do atacarejo vai focar em produtos regionais, líderes de mercado e com preço mais acessível. Além disso, as unidades trarão itens utilizados para revenda. “O padeiro vai encontrar nas lojas todo tipo de farinha, mistura, essência e até embalagem. O vendedor de sanduíche encontrará produtos como milho, batata palha e pão em pacotes com grande quantidade”, diz.
Para que a troca de mix acontecesse até o dia da inauguração, o grupo realizou uma liquidação nas três lojas do ViaBrasil no final de semana passado, com produtos com desconto de 10% a 48%.