A fim de ampliar o portfólio, a Via Varejo – controladora das marcas Casas Bahia e Ponto Frio – estuda continuar o processo de expansão da linha de móveis planejados neste ano. A companhia quer absorver a demanda crescente do segmento por meio de gama mais versátil de produtos.
Na metade de 2018, a rede tinha 97 unidades com a proposta de móveis planejados expostos aos consumidores. Atualmente, a empresa contabiliza 162 lojas que dispõem de showrooms da categoria. A Via Varejo não revela os resultados, mas garante que o negócio é avaliado com o objetivo de continuar expandindo para regiões fora do eixo Sul e Sudeste.
“O primeiro motivo que nos estimulou para ampliar a atuação na categoria de móveis planejados foi o potencial desse mercado. O segundo ponto importante dentro desse movimento é atender ao cliente que deseja personalizar”, explica o gerente da categoria, dentro da Via Varejo, Felipe Schwartsman. Este processo de expansão tem como foco os consumidores das classes B e C, destaca.
De acordo com o executivo, a maior demanda é para planejados para a cozinha, embora não exista diferenciação de valores conforme o cômodo. “O preço costuma variar de acordo com o material e acabamento que o móvel tem. Uma das vantagens é o cliente poder montar um projeto que caiba no bolso e ter acesso à uma gama de acabamentos de qualidade.”
“Avaliamos que podemos crescer neste setor, pois identificamos que muitos clientes que procuram planejados esbarram no preço e confiabilidade dos canais de venda disponíveis no mercado”, diz Schwartsman.
O tíquete médio dessa categoria gira em torno de R$ 5 mil. Além disso, segundo o executivo, o poder de negociação da Via Varejo com os fornecedores também é uma das vantagens comerciais que a companhia conta. “Temos uma negociação muito boa com o fornecedor em virtude do volume solicitado. Por ser uma parceria de anos, o preço é outro fator que passa a ser mais competitivo”, afirma.
Schwartsman pontua que a condição de pagamento dos móveis planejados são melhores do que a categoria de móveis de série, fator o qual torna essa linha de itens ainda melhor comercialmente para a companhia.
No que diz respeito ao tempo de entrega, o executivo declara que, convencionalmente, existe a estimativa de 50 dias corridos para a realização da entrega na casa do cliente. Porém, em alguns casos a companhia tem conseguido realizar entregas em 35 dias. “Quanto mais expandimos essa linha de móveis planejados, a tendência é que essa logística fique melhor, também com processos mais eficientes”, complementou o executivo.
Na mesma perspectiva de raciocínio, o sócio-fundador da consultoria empresarial ba}Stockler, Luis Henrique Stokcler, afirma que a estratégia da companhia pode auxiliar também a gerar uma redução significativa do acúmulo de mercadorias nos estoques, uma vez que a produção e venda são feitas só quando existe, de fato, a confirmação de uma demanda de mercado.
Exposição
“O showroom traz maior versatilidade na fabricação, uma vez que o sistema da loja deve estar integrado de forma online com o fabricante. É uma medida que visa alcançar a concorrência”, argumenta o especialista em varejo da ba}Stockler.
Ainda de acordo com ele, o tempo de entrega estabelecido pela companhia pode funcionar como um trunfo dentro do segmento de móveis planejados. Normalmente, todo o processo de manufatura desta categoria, tendo em vista que são conjuntos de produtos com cortes sob medida, somado aos serviços de transporte e instalação pode ocorrer em até 90 dias conforme a região de destino dos itens.
“O estabelecimento de um prazo de 50 dias corridos, com a possibilidade também de entrega em 35 dias, pode ser uma vantagem competitiva nesse mercado, além de surpreender positivamente o cliente e fidelizar esse consumidor para compras futuras”, analisa Stockler. O especialista em varejo destaca ainda que os prazos gerais têm diminuído nos últimos anos.
Fonte: DCI